Microsoft anuncia demissão de quase 2000 funcionários

A Microsoft anunciou a demissão de 1.900 funcionários da divisão de videogames. O corte, que representa cerca de 8% do setor, irá impactar o Xbox e em maior escala a Activision Blizzard.

Conforme reporta o The Verge, um comunicado interno assinado pelo CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, confirma as demissões. O movimento é o primeiro em larga escala desde a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft em outubro do ano passado.

Saiba mais sobre os cortes da Microsoft

Na nota, Spencer destaca que as lideranças das divisões da Microsoft Gaming e Activision Blizzard atualmente “estão comprometidas em alinhar uma estratégia e um plano de execução com uma estrutura de custos sustentável”.

Na sequência, Phil comunica a demissão em massa, bem como pontua o brilhantismo dos profissionais em seus respectivos postos de trabalho. Dentre as centenas de saídas, o presidente da Blizzard, Mike Ybarra, e  Allen Adham, diretor de design da Blizzard, também deixaram a companhia.

“Olhando para o futuro, continuaremos a investir em áreas que irão expandir o nosso negócio e apoiar a nossa estratégia de levar mais jogos a mais jogadores em todo o mundo”, relata próximo ao fim do texto.

Veja saídas de Ybarra e Allen

Dois dos principais nomes das empresas por trás da franquia Call of Duty e responsável por Diablo IV, Ybarra comunicou sua saída publicamente por meio de uma publicação no X na manhã desta quinta (25).

Inicialmente, Ybarra comentou acerca dos impactados pela demissão em massa e afirmou ser um “dia incrivelmente difícil”. Na sequência do longo texto ele se dirigiu diretamente à comunidade da Blizzard.

“Quero que todos saibam que hoje é meu último dia na Blizzard. Liderar a Blizzard em um momento incrível e fazer parte da equipe, moldando-a para o futuro que está por vir, foi uma honra absoluta”, disse. “É hora de (mais uma vez) me tornar o maior fã externo da Blizzard”, conclui.

Acerca da saída de Allen, o presidente de estúdios e conteúdo de jogos da Microsoft, Matt Booty, pontuou o impacto como peça-chave na Blizzard.“Como um dos cofundadores da Blizzard, Allen teve um amplo impacto em todos os jogos da Blizzard”, inicia.

“Sua influência será sentida nos próximos anos, tanto direta quanto indiretamente, à medida que Allen planeja continuar orientando jovens designers em toda a indústria”, destaca em memorando interno. 

Imagem: Reprodução/Microsoft