Vazamento de GTA 6 custou uma fortuna para à Rockstar

Em 2022, a companhia Rockstar Games sofreu um vazamento substancial de dados. A exposição de informações, principalmente sobre o então sigiloso GTA 6, custou cerca de US$5 milhões, afirma a empresa.

Em declaração à uma corte britânica, a empresa pontuou que além do montante milionário, para se recuperar ante ao vazamento foram necessárias ainda “milhares de horas de trabalho da equipe”.

Saiba mais sobre vazamento de GTA 6 e reações

Um dos principais vazamentos de dados recentes, o ocorrido com a Rockstar, na época, entregou informações importantes sobre o novo título de GTA. Ao todo, mais de 90 capturas de tela e vídeos foram publicados ilegalmente, além de uma versão inicial do game.

Embora o vazamento, destacado na ocasião como “extremamente decepcionante”, os planos da Rockstar acerca de GTA VI atualmente estão definidos. Com o trailer lançado – após sofrer um novo vazamento – no ínicio do mês de dezembro, a empresa confirmou a chegada do game para os consoles PlayStation 5 e Xbox Series S|X para o ano de 2025.

Responsável por invadir a companhia e divulgar ilegalmente dados sigilosos publicamente, o jovem Arion Kurtaj, de 18 anos, recentemente foi condenado pela justiça britânica à prisão perpétua pelos crimes.

Outra empresa tem dados vazados e jogos expostos

Além da Rockstar, recentemente foi relatado um ataque e posterior vazamento ilegal à Insomniac Games. Realizado pelo grupo ‘Rhysida’, o ataque à empresa responsável por Marvel’s Spider Man 2 expôs planos dos próximos dez anos de jogos, como um título do super-herói Wolverine, por exemplo.

Em declaração dada ao CiberDaily, um integrante do grupo afirmou que a motivação para o ataque se deu por dinheiro. Após o ataque, o grupo pediu um “resgate” pelos dados roubados no valor de 50 bitcoins – cerca de dez milhões de reais.

Imagem: Reprodução/Twitter (X) @rockstargames