Streamer surpreende ao jogar Elden Ring com a mente! Saiba como ela fez isso

É isso mesmo que você leu!

A streamer Perrikaryal utiliza um equipamento para captar atividades cerebrais e essa tecnologia possibilita que ela consiga jogar Elden Ring com a mente. A streamer tem jogado o título aos poucos na Twitch.

Jogar Elden Ring com a mente: como isso é possível?

A produtora de conteúdo tem mestrado em psicologia e utiliza um EEG, um equipamento de eletroencefalograma para assimilar as atividades cerebrais que formam comandos. Ou seja, basicamente Perrrikaryal precisa pensar em tomar uma ação específica para que o equipamento reconheça a atividade cerebral e transforme em comando no jogo.

Um curto vídeo divulgado por Jake Lucky em seu perfil oficial no Twitter mostra uma parte da gameplay. Nele, podemos ver que a produtora de conteúdo não utiliza controles para fazer a movimentação no jogo, tudo é feito pela mente. Inclusive, ela até consegue derrotar chefões!

Confira abaixo a postagem de Lucky com um trecho da gameplay de Perrikaryal:

Em resposta ao tweet, a Bandai Namco UK questionou “okay, o que e como?”, já que esse tipo de escolha para jogar um game é bastante incomum. A streamer comentou que “não é tão louco, é bem fácil de fazer e que testes desse tipo tem sido feitos desde 1988 e a sua gameplay não é, de fato, algo novo.

De acordo com Cody Cao, uma fonte do Kotaku que está fazendo PhD em neurociência cognitiva, esse tipo de experimento é completamente possível já que a resposta do cérebro é de milissegundos. Porém, a decodificação deste tipo de teste não é fácil, com precisão de 60% e 70%.

“O algoritmo precisa de muito treinamento para conseguir uma performance aceitável. Ele precisa experimentar muitos exemplos diferentes da mesma coisa para ser capaz de executar uma ampla variedade de ataques”, afirma Cody Cao. “É como o FaceID no seu iPhone, que fica melhor com mais exemplos que vê”.

“O futuro seria associar diferentes atividades cerebrais a várias habilidades diferentes no jogo, mas é muito difícil para o programa diferenciar tal atividade. Perri me diz que leva horas de treinamento e refinamento para cada ação”.

O que acharam desse novo jeito de jogar videogames? Estamos ansiosos para saber quais novas ideias poderão surgir nessa área!