Jogos A, AA e AAA: Entenda a diferença

No universo dos games, realizar a classificação de um título pode ser uma tarefa árdua. Embora não haja uma normatização oficial, termos como ‘AAA’ são comuns entre desenvolvedores e usuários.

O que é um AAA?

Principal termo dentro das classificações, o termo ‘AAA’ representa o maior nível de um jogo. Em termos práticos, games que ostentam esse título são aqueles que tiveram alto investimento nas mais diversas etapas como desenvolvimento e comercialização.

Comparável aos grandes sucessos dos cinemas – Blockbusters –, um dos exemplos para tal classificação é Cyberpunk 2077. Desenvolvido pela CD Projekt Red, o game custou cerca de 174 milhões de dólares.

Dado o custo elevado, não é tão comum ter jogos ‘AAA’ com alta frequência. Comumente, jogos deste formato elevam limites gráficos, recursos de consoles, desempenho entre outros itens. Além da questão orçamentária, equipes robustas e tempo dispendido também contribuem para os grandes jogos.

Títulos como Red Dead Redemption 2 e GTA V, da Rockstar Games e The Last of Us, da Naughty Dog também estão presentes como ‘Triplo A’. Com uso relativamente recente no setor, a denominação AAAA foi usada há pouco pela Ubisoft no game de aventura de piratas Skull and Bones, com a premissa de ir além dos ‘AAA’.

Veja mais sobre A e AA

Denominados A e AA estão os games classificados abaixo. No caso dos jogos duplo A, esta denominação refere-se a estúdios de tamanho médio. Em suma, as companhias de jogos AA não desembolsam montantes extremamente elevados, mas superam a média dos que estão no escopo A.

Por fim, no grupo de apenas um A estão aqueles jogos que possuem recursos limitados e equipes extremamente reduzidas. Produzidos por estúdios independentes e às vezes até por um único desenvolvedor, também são chamados de jogos indie. Com gráficos mais simples, um exemplo do gênero é Loop Hero.

Foto: Reprodução