Indústria dos games já realizou mais de 6 mil demissões em 2024

Em 2024, a indústria de videogames já superou a marca de seis mil demissões em pouco menos de dois meses. Os cortes mantêm a tendência registrada no último ano, que somou nove mil demissões registradas.

Responsável por aproximadamente 30% deste número, a Microsoft desponta como uma das grandes empresas a se moverem em demissões. Responsável pelo console Xbox e nova dona da Activision Blizzard em janeiro a empresa anunciou saídas de ambos os setores.

Com cerca de 1900 atingidos, duas das principais saídas são a de Mike Ybarra e Allen Adham, então presidente e diretor de design da Blizzard, respectivamente. Conforme relatam as empresas, as reduções se dão, em suma, por conta de reestruturação nos modelos das companhias.

Além disso, o atual cenário pós pandemia pode explicar os seguidos cortes, apontam especialistas. No período de isolamento, a indústria passou por um aquecimento no desenvolvimento de jogos e expansão de negócios, que retornam ao patamar anterior.

Veja impactos em outra gigante do setor

Além da Microsoft, outra grande empresa com alto número de demissões é a Riot Games. Amplamente reconhecida pelos extremamente populares League of Legends e Valorant, a empresa anunciou a saída de mais de 500 funcionários no último dia 22 de janeiro.

No caso da Riot, a empresa apontou a decisão como uma “necessidade”. O corte, que impactou pouco mais de 10% do quadro de funcionários, teve como afetado no caso dos games Legends of Runeterra, que passa por dificuldades financeiras na relação custo por lucro, segundo a empresa.

Além disso, como resultado o desenvolvimento de jogos da Riot Forge foi encerrado. O último movimento da divisão é o lançamento de Bandle Tale: A League of Legends Story.

Confira mais empresas com grande número de demissões

Conforme levantamento realizado pelo site Kotaku, as demissões em larga escala ainda destacam-se: Unity Software – 1800 pessoas; Twitch – 500 pessoas; Playtika – entre 300 à 400 pessoas; Discord – 170 pessoas; Lost Boys Interactive – 125 pessoas; Pixelberry Studios – 120 pessoas, entre diversos outros com números pouco abaixo.

Imagem: Reprodução