Indústria de games registra número impressionante de demissões em 2023; veja dados

O ano de 2023 está próximo do fim e, até o momento, já são registradas mais de seis mil demissões na área de jogos. O levantamento, realizado pela Games Industry Layoffs, contabilizou o impressionante número e detalhou como ocorreu a movimentação nos cargos dentro das empresas.

De acordo com a base de dados, o mês de setembro foi o que mais trouxe impactos nas demissões: 17 estúdios se movimentaram e realizaram desligamentos. Logo na sequência, estão os meses de maio, com 15 estúdios realizando mudanças, e junho, com um a menos.

Veja as principais empresas a realizar demissões em massa

O Embraer Group foi a empresa que mais realizou rodadas de desligamentos: sete vezes. Logo atrás, está a EA, com seis, e a Take-Two Interactive, com quatro. Apesar disso, nenhuma dessas empresas lidera o número absoluto de demissões.

Esse posto é ocupado pela Unity. Até o momento, já foram contabilizadas 900 demissões. Em segundo lugar está a Epic Games, e a Amazon fecha a lista, com 535 demissões. No total, 80 empresas — de games ou sites — foram impactadas pelo Layoff.

Quais fatores justificam os layoffs e seu número expressivo?

Ainda de acordo com o Games Industry, há uma sequência de fatores que podem explicar o alto número de desligamentos e até mesmo o fechamento de estúdios. Segundo investidores, analistas e recrutadores especialistas no cenário, o clima econômico atual com crescimento desacelerado impacta na produção. São citados ainda o aumento nos custos de produção, bem como da competitividade.

Além das demissões, os fechamentos de estúdios também são contabilizados em nove meses completos de 2023. Ao menos uma dezena encerrou suas atividades, são eles: Calypte, Dang, Puny Human, Volition Games, Mimimi Games, Vanpool, CyberConnect2 Montreal, Antimatter Games, Campfire Cabal, Kiloo Games e PixelOpus.

Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Freepik