Final de Attack on Titan no anime tem diferenças em relação ao mangá; confira
Após dez anos no ar e mais de 80 episódios, nesta semana foi exibido o capítulo final do anime Attack on Titan. Produzido pelo estúdio Mappa e originalmente escrito por Hajime Isayama, a produção apresentou algumas diferenças em relação à versão impressa.
Seja por meio de alterações em trechos de diálogos dos protagonistas ou mudanças em ações realizadas por eles, pequenas diferenças podem ser destacadas na conclusão do anime e colocar em xeque a fidelidade ao mangá.
Confira abaixo as principais diferenças
Uma das mudanças assentida inclusive pelo criador de Attack on Titan, foi a mudança no diálogo entre Eren Yeager e Armin Arlert. Na versão original, Armin reconheceu as ações destrutivas de Eren, o que acabou sendo mal recebido pelo público.
Na animação, a conversa foi modificada para mostrar Armin agradecendo a Eren pela liberdade proporcionada, ao invés do âmbito destrutivo. Devido à relação conturbada da dupla, o último abraço também foi modificado.
O chão da cena em que o afeto ocorre foi retratado como um rio de sangue, reforçando, metaforicamente, a parte trágica do desfecho do anime. Além disso, Paradis foi amplamente mexida. Assim, diversas mudanças para um fim mais ‘leve’ foram realizadas.
Como exemplo, é possível citar a visão futurista da ilha e um salto temporal distante em relação àquele que fora retratado no anime anteriormente. Além do zelo por uma fase de reconstrução e não mais intensamente destrutiva.
Criador de Attack on Titan se desculpou antes de exibição do episódio final
Recentemente, o criador de Attack on Titan se pronunciou acerca do desfecho do longevo anime. Por meio de uma publicação no site oficial da trama, o responsável inclusive se desculpou com a produtora MAPPA. Na ocasião, Isayama afirmou sentir muito, devido às dificuldades do momento.
“A cena do clímax que ocorre na última metade da temporada final foi muito difícil de desenhar no mangá original, então eu não pude deixar de pensar: ‘Isso vai ser difícil para a MAPPA. A MAPPA provavelmente está pensando: “Por favor, pare.”‘ Sinto muito, MAPPA. Sinto muito mesmo”, se desculpou.
“Mesmo assim, estou muito animado para ver como isso será retratado no anime. Além disso, desta vez, a meu pedido, pude fazer um rascunho do final. Por favor, assistam até o fim”, concluiu Hajime na ocasião.
Imagem: Reprodução/Prime Video