Produtoras de games são afetadas por onda de demissões
Após o setor de games ser marcado por demissões em massa e fechamentos de estúdios em 2023, neste mês, outras duas desenvolvedoras passaram por cortes de funcionários. Conforme reporta o Eurogamer, a CI Games e a Behaviour Interactive sofreram baixas.
No último ano, a indústria totalizou mais de 9 mil demissões. Líder em cortes, a Unity somou mais de 1100 desligamentos, seguido da ByteDance com mil demissões e a Embracer Group com pouco mais de 950.
Confira as demissões da Behaviour Interactive
Desenvolvedora do título de horror Dead by Daylight, a Behaviour Interactive confirmou a demissão de cerca de 3% do contingente de funcionários. De acordo com uma nota, “mudanças nas condições de mercado” levaram ao corte.
Ainda de acordo com a desenvolvedora, comumente, há preferência por reorganização dos funcionários em outros projetos. No entanto, “infelizmente, essa opção não está disponível para nós. Essas partidas representam menos de 3% de nossa força de trabalho total”, declarou.
Veja as saídas da CI Games
Desenvolvedora do extremamente bem-sucedido Lords of the Fallen, a polonesa CI Games teve um corte de 10% no quadro total de funcionários. Ao Eurogamer, a empresa apontou a decisão como “difícil, mas necessária”.
Atingindo funcionários de todos os setores, estão entre os impactados os estúdios Sniper Ghost Warrior, Underdog e, em especial, a equipe de marketing da companhia. Em nota, o CEO, Marek Tyminski, agradeceu os funcionários.
“Gostaríamos de agradecer a cada um deles pelo papel que desempenharam durante o seu tempo conosco. Outras otimizações de negócios estão a ser feitas nos pipelines da organização e processos”, declarou.
Principal título em custo e desempenho, Lords of the Fallen (2023) vendeu um milhão de cópias nos primeiros dez dias. Na época, o game foi descrito por Tyminski como “o jogo mais importante e ambicioso que desenvolvemos em nossos 20 anos de história”.
Imagem: Reprodução/Freepik