Você sabia que o vírus de The Last of Us existe na vida real? Saiba mais
É isso mesmo! Com a estreia ontem, muito começou a se falar sobre o vírus de The Last of Us, que causou todo o caos que vemos no cenário pós-apocalíptico da série. E, caso você não saiba, a doença da série é baseada em algo que existe na vida real!
Por mais assustador que possa parece, vírus na verdade é um fungo. O fungo Cordyceps, que transforma insetos em zumbis. E, no game, esse fungo começa a infectar os seres humanos, fazendo isso por esporos no ar. A série da HBO, porém, retrata de uma forma diferente, com micro tentáculos conectados entre si, transformando as pessoas em zumbis.
O que a gente não sabe é: por que?
Saiba mais sobre o “vírus” de The Last of Us
Os criadores Craig Mazin e Neil Druckmann explicaram que foi necessária a adaptação dos jogos para a série de televisão. O maior motivo foi que, se a transmissão fosse feita por meio dos esporos no ar, os atores teriam que usar máscaras de gás o tempo inteiro – o que não era o que os criadores queriam.
Por isso, a maneira de se infectar é por meio dos tentáculos, criando uma espécie de “rede interconectada”, entendendo que o fungo, na realidade, está trabalhando contra nós.
Além disso, os criadores de The Last of Us comentaram um pouco mais sobre a realidade “pandêmica” do jogo, principalmente após a pandemia de Covid-19. Agora, somos mais informados sobre o assunto do que éramos há 5 anos, então a adaptação para a cena dos anos 60 foi necessária para mostrar que as pandemias virais existem e são perigosas, mas existe algo por aí que pode ser muito pior.
As explicações foram necessárias para evitar qualquer dúvida que pode haver devido a adaptação – afinal, o jogo The Last of Us é de 2013 e uma adaptação televisa pode, sim, sofrer com alguns problemas de direitos autorais e, até mesmo, tentativas de processo.
Afinal, é tudo feito para tornar a história mais entendível e que o público possa aproveitar melhor o enredo, sem ficar se perguntando ou se questionando sobre possíveis mudanças em relação ao jogo. Porém, a crítica é que é uma série muito fiel à realidade.