Você sabia? Existe um episódio de Pokémon que foi banido em todo o mundo

Em meio às diversas aventuras vividas por Ash e seus amigos, o universo de Pokémon encontrou um inesperado desafio que resultou no banimento global de um episódio. Trata-se do 38º episódio da primeira temporada, conhecido como “Denno Senshi Porygon”, que ocasionou sérios problemas, levantando o questionamento: o que deu errado?

Para quem não está familiarizado com a história: no dia 16 de dezembro de 1997, esse episódio foi ao ar no Japão, apresentando Ash, Misty, Brock e Pikachu numa missão para combater a Equipe Rocket no sistema de transferência de Pokémon.

A trama ganhou um tom sombrio quando o Pikachu teve que usar um choque do trovão para proteger a equipe, resultando em um efeito visual problemático para os espectadores.

A explosão que gerou consequências graves para fãs de Pokémon

Vamos ao motivo da polêmica: por um período de seis segundos, as imagens na tela alternam entre as cores azul e vermelha a uma velocidade de 12 vezes por segundo, resultando em um efeito estroboscópico.

E foi precisamente essa explosão de luzes piscantes que causou mal-estar em centenas de crianças, manifestando sintomas como convulsões, ataques epiléticos, visão embaçada, dores de cabeça, tontura e até mesmo cegueira temporária.

Segundo as autoridades japonesas, aproximadamente 12 mil crianças apresentaram sintomas transitórios de epilepsia fotossensível e duas delas necessitaram de internação por algumas semanas. No total, 685 crianças foram hospitalizadas após apresentarem complicações de saúde decorrentes da exibição do episódio.

Repercussões e impactos da polêmica

Esse incidente atingiu uma proporção tal que o episódio foi globalmente banido após sua segunda exibição no Japão. O episódio foi então apelidado pela mídia de “Pokémon Shokku” (Choque Pokémon), fazendo com que as ações da Nintendo caíssem 5%.

Além disso, a série foi interrompida por quatro meses para adequações, trazendo importantes mudanças no quesito de saúde e segurança em animações e videogames worldwide.

Desde então, títulos que possuem efeitos visuais similares emitem um alerta para os riscos de epilepsia fotossensível. Um exemplo doloroso do poder que a animação pode ter, “Denno Senshi Porygon” segue banido em 2023, servindo como uma cicatriz na história da franquia Pokémon.

Imagem: Reprodução/Pokémon