Valve implementa sistema obrigatório de verificação de idade na Steam

A Valve implementou um novo sistema de verificação de idade para os usuários da Steam no Reino Unido a partir do dia 29 de agosto de 2025. Com essa mudança, o acesso a páginas de jogos adultos na loja não será mais liberado apenas pela inserção manual da data de nascimento, mas sim por meio da comprovação real da maioridade do usuário.

O método utilizado é simples e focado na privacidade: para confirmar a idade, o usuário deve cadastrar um cartão de crédito válido emitido no Reino Unido. Como o país só libera cartões de crédito para maiores de 18 anos, essa forma garante que apenas adultos tenham acesso ao conteúdo adulto. Será feita uma cobrança mínima, que logo será estornada, apenas para validar a legitimidade do cartão, sem custos efetivos ao usuário.

A maior parte dos usuários adultos já possui cartão cadastrado na plataforma, portanto, para eles não haverá nenhuma exigência adicional. Depois de identificado como adulto, o usuário pode adicionar preferências para visualizar conteúdo maduro na loja Steam.

Medida pode trazer limitações para alguns usuários da Steam

Apesar de ser um processo eficaz e com alto grau de privacidade, a medida traz limitações para adultos que não possuem cartão de crédito, que precisarão aguardar até a maioridade para acessar esse tipo de conteúdo, já que a Steam não oferece, até o momento, alternativas como cartões de débito ou pré-pagos para essa verificação. Essa exigência é restrita ao Reino Unido e atende à nova legislação local, o Online Safety Act, que reforça a proteção de menores contra conteúdos impróprios.

A Valve destaca que esse método é o que melhor protege a privacidade dos usuários e dificulta o compartilhamento indevido da conta para burlar a verificação de idade. A empresa busca, também, se antecipar às exigências legais e evitar sanções previstas pela legislação britânica, garantindo um ambiente mais seguro para todos.

Outras plataformas, como Discord e Xbox, também começaram a adotar sistemas semelhantes para cumprimento da nova lei no Reino Unido, mas a Steam opta por um método com menos exposição de dados pessoais, focado na verificação financeira.