The Witcher: Criador faz revelação surpreendente sobre série da Netflix

O escritor polônes Andrzej Sapkowski, responsável pela série de livros The Witcher, teceu diversas críticas à Netflix na última semana. O streaming, responsável pela adaptação audiovisual da história de Geralt de Rivia, foi apontado por “não ouvir” ideias do autor.

Declaração do autor

Em participação na Comic-Con de Viena, Sapkowski revelou que em meio à produção “deu ideias” aos produtores, no entanto, sem respostas. “Talvez eu tenha dado a eles algumas ideias, mas eles nunca me ouviram. Mas é normal […] Quem é esse? É um escritor, não é ninguém”, declarou.

A Netflix, responsável pela produção lançada em 2019 e que apresenta Henry Cavill como protagonista nas três temporadas já disponíveis, não comentou as declarações de Andrzej Sapkowski.

Henry Cavill deixou The Witcher

Intérprete do protagonista Geralt de Rivia, o ator britânico deixou a produção The Witcher em julho deste ano com o encerramento da terceira temporada. Notadamente fã do trabalho do autor polônes, o ator era crítico pela fidelidade do programa à obra literária original.

Antes ainda de sua saída, Cavill afirmou ao The Hollywood Reporter que tinha como intenção o trabalho por sete temporadas, desde que “possamos continuar contando grandes histórias que honrem o trabalho de Sapkowski”.

Embora sua saída não tenha sido explicada, desvios em relação ao material original dos livros vêm sendo alvos de críticas nas redes e principalmente de fãs da saga em meio à recente produção. Cavill será substituído pelo ator Liam Hemsworth na sequência de The Witcher.

Produtora de série se defende sobre suposta críticas à obra original

Além das críticas advindas dos fãs de The Witcher, em 2022, um dos roteiristas da trama causou polêmica ao afirmar em seu Instagram que “alguns dos roteiristas não gostavam ativamente do programa, livros e jogos [de The Witcher] (mesmo zombando ativamente do material de origem). É uma receita para o desastre e para o moral baixo”.

Com isso, a produtora Lauren Schmidt Hissrich respondeu e se defendeu ressaltando nunca ter zombado do texto original de The Witcher.

“Os livros são todo o meu sustento. Tenho um ótimo relacionamento com o Sr. Sapkowski, e as salas dos escritores são sagradas e seguras e — mais do que tudo – espaços de apoio. Não acredite em tudo que você lê”, disse Lauren na época.

Imagem: Reprodução/Netflix