Supercell perde processo por suposto uso indevido de patente, deve pagar US $ 92 milhões
O desenvolvedor finlandês Supercell foi condenado a pagar à empresa japonesa Gree $ 92 milhões como resultado de um processo.
O notável desenvolvedor móvel Supercell foi condenado a pagar à empresa japonesa Gree mais de US $ 92 milhões devido a uma disputa legal. Conforme relatado pela Bloomberg , um júri federal no Texas concluiu que os jogos da Supercell infringiram seis das patentes da Gree nos Estados Unidos.
A Supercell é mais conhecida por desenvolver jogos freemium para celular extremamente populares, como Clash of Clans, Clash Royale e Hay Day. O processo de Gree alegou que os jogos altamente lucrativos da Supercell infringiam suas patentes, que envolvem a funcionalidade de rede, a frequência de quedas de itens e a forma como as informações do usuário são armazenadas, entre outros aspectos.
O advogado de Gree disse aos jurados que a Supercell ganhou US $ 3 bilhões com os três jogos listados apenas nos Estados Unidos durante o período da infração. Em resposta, a Supercell alegou que as patentes eram inválidas, bem como negou o uso de qualquer tecnologia patenteada em primeiro lugar. Como o júri decidiu que a infração foi intencional, o juiz poderia aumentar a sentença em até três vezes.
A Supercell é atualmente propriedade da gigante chinesa do jogo Tencent, que comprou 84% das ações da empresa por US $ 8,6 bilhões em 2016 . Outras ações judiciais de jogos notáveis do ano até agora incluem uma ação antitruste movida contra a Valve por um desenvolvedor de jogos que acusa a empresa de deter um monopólio no mercado de jogos de PC.
A Sony enfrenta uma ação coletiva semelhante que afirma que a empresa tem o monopólio dos jogos do PlayStation porque os varejistas não mais vendem códigos de download para os jogos do PlayStation. O desenvolvedor CD Projekt Red também enfrenta uma ação coletiva de seus próprios investidores que afirma que o desenvolvedor enganou as pessoas sobre o desempenho do jogo em consoles de última geração.