Steam: Humble processando a Valve por sufocar a concorrência

A Wolfire Games, o estúdio independente que já administrou a loja digital Humble Bundle, está processando a Valve por violações antitruste.

A Wolfire Games, o estúdio independente por trás de jogos como Overgrowth , abriu um processo antitruste contra a Valve . O processo afirma que a Valve usa seu monopólio no mercado de jogos para PC para forçar os desenvolvedores a pagar comissões caras para lançar jogos no Steam, enquanto suprime ilegalmente a concorrência.

O processo é baseado na premissa de que o domínio do Steam no cenário de jogos para PC exige que os desenvolvedores lançem seus jogos no Steam para atingir o maior público possível. Isso coloca os desenvolvedores em posição de serem explorados pela Valve, que é o que o processo diz que está acontecendo. 

Os termos de serviço da Valve exigem que os desenvolvedores dêem à empresa um corte de 30% em todos os jogos que ganham menos de US $ 10 milhões

Steam
Fonte: Steam

O terno também discorda da política da Valve em relação às chaves do Steam, que exige que a maioria das chaves do Steam sejam vendidas na Loja Steam. Os jogos da Wolfire executaram a loja digital original Humble Bundle em 2010, mas não possui mais o site.

Em essência, a Wolfire Games alega que a taxa de comissão exorbitante de 30% sufoca o desenvolvimento e força os estúdios a cobrar mais por seus jogos, o que consequentemente custa mais aos jogadores. 

A Valve é supostamente capaz de se safar com isso por causa de seu monopólio no mercado, que é capaz de manter bloqueando ou ameaçando editores que tentam vender Steam Keys em plataformas. Quanto à pequena quantidade de chaves que podem ser vendidas em outras plataformas, a Valve “impõe restrições contratuais punitivas” para suprimir a concorrência, alega a ação.

O processo foi aberto no mesmo dia em que a Microsoft anunciou que daria aos desenvolvedores uma fatia maior da receita da Microsoft Store, aumentando as ações de 70% para 88%. Isso corresponderia à Epic Games Store, o único concorrente viável do Steam. 

É também um pouco mais do que a parcela de 85% oferecida aos desenvolvedores pela Apple e pela Google Play Store. No entanto, ambas as empresas exigem que os desenvolvedores que ganham mais de US $ 1 milhão entreguem 30% de sua receita.

Humble
Fonte: Humble

Esta é a segunda ação movida este ano para alegar que a Valve abusa de seu domínio sobre o mercado de jogos para PC . Uma ação movida por um grupo de jogadores em janeiro acusa a Valve de suprimir a concorrência, forçando os desenvolvedores a vender seus jogos em outras lojas digitais pelo mesmo preço que são vendidos no Steam

Isso significa que se o jogo de um estúdio tiver um preço alto no Steam, ele deverá ser vendido pelo mesmo preço em outras lojas, como a Epic Games Store e a Origin. O processo alega que a prática prejudica pequenos desenvolvedores e impede que outros mercados online concorram em preço.

Além dos danos e custos que são normalmente buscados em casos semelhantes, Wolfire também busca uma “medida cautelar removendo as disposições anticompetitivas da Valve”, o que exigiria que a Steam reorganizasse completamente sua estrutura de negócios. O Steam não respondeu publicamente ao processo.