Roblox decide encerrar trabalho home office de funcionários; entenda o motivo

Na terça-feira (17), o CEO do Roblox, David Baszucki, tomou uma medida para acabar com o formato de trabalho home office. Através de uma carta endereçada aos funcionários da empresa de tecnologia, David solicita o retorno de seus funcionários ao trabalho no modelo presencial.

O Roblox, que possui mais de 65 milhões de seguidores, é responsável pelo desenvolvimento de um jogo em mundo aberto extremamente popular.

Embora a pandemia, período em que o home office se popularizou, tenha sido o período de maior impulsão do Roblox, o CEO afirma que na empresa o modelo não chegou ao mesmo nível de “engajamento, colaboração e produtividade” dos encontros físicos.

Funcionários da empresa do Roblox têm até janeiro para decidir futuro com novas regras

Apesar da proposta de retorno, a companhia não pretende adotar o modelo de maneira integral. A ideia é que os funcionários trabalhem presencialmente somente três dias, de terça a quinta. O local será a sede em San Mateo, na Califórnia.

Os funcionários têm até 16 de janeiro de 2024 para decidir a permanência ou não sob as novas regras. Os que manifestarem o desejo de realocação para a sede receberão ajuda de custo e devem se estabelecer até 15 de julho do ano que vem. 

Esse também será o prazo do contrato daqueles que não forem “capazes de se mudar”. Contudo, equipes de data, call centers e indivíduos com “habilidades de nicho ou conhecimento institucional relevante” podem continuar trabalhando integralmente no modelo remoto.

Decisão mostra tendência de gigantes da tecnologia

Além de Roblox, outras empresas do nicho de tecnologia têm aderido ao retorno do modelo presencial, mesmo que parcialmente. Elon Musk, proprietário do Twitter, agora sob o nome de X, defendeu o retorno presencial — a decisão afetou outra empresa sua, a Tesla. 

A Apple adota o regime híbrido desde o ano passado. Já marcas como o Google, Amazon e a Meta aderiram ao modelo neste ano. Também no modelo remoto, a Microsoft oferece a possibilidade de trabalhar remotamente durante “50% do tempo”. O acordo, no entanto, é feito entre funcionários e seus gestores.

Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/Roblox