Riot Games manipula as partidas de League of Legends? Estudo revela

Os desenvolvedores de League of Legends foram acusados, em várias ocasiões, de manipular o sistema de combinação de partidas do jogo. A teoria é que, para aumentar a retenção de jogadores, a Riot Games desenvolveu sistemas chamados “Loser Queue” e “Winner Queue” que manipulam longas sequências de vitórias e derrotas.

Essa ideia parece ter atraído um número cada vez maior de seguidores e até mesmo levou duras críticas à empresa. No entanto, um doutor em astrofísica que é fã do jogo decidiu investigar essa teoria. Para isso, ele analisou 178.500 partidas e chegou a uma conclusão clara.

Resultados da pesquisa sobre ‘Loser Queue’ em League of Legends

Os resultados de todos os jogos de League of Legends jogados nos servidores oficiais podem ser acessados publicamente por meio de uma API oficial da Riot Games. Assim, o astrofísico decidiu investigar 178.500 partidas criando um banco de dados equilibrado com jogadores de todas as divisões.

A hipótese era simples: Se houver uma “Loser Queue”, deve-se observar um desvio na série de vitórias e derrotas que a diferencie significativamente de uma situação puramente aleatória. Para isso, o estudo enfatizou as correlações, ou seja, qual é a probabilidade de ganhar depois de ganhar e qual é a probabilidade de perder depois de perder.

O que os resultados revelaram?

O que o estudo mostrou é que o resultado de uma partida de League of Legends tem muito pouco efeito sobre o resultado da próxima:

  • A correlação mais forte é apenas com o jogo anterior.
  • Os jogadores reduzem sua taxa de vitórias em cerca de 0,6% após uma derrota.
  • Os jogadores aumentam essa taxa em 0,12% após uma vitória, com margem de erro de 0,17%.

Se a “fila dos perdedores” existisse, seria de se esperar que a mudança na porcentagem de vitórias/perdas fosse maior. De acordo com esses resultados, ou a “Loser Queue” não existe ou é completamente ineficiente. Quaisquer que sejam os sentimentos sobre a seleção de campeões ou ao jogar, não há efeito significativo na experiência de jogo dos usuários.

Um estudo científico semelhante a este foi publicado pelo mesmo autor no ano passado com resultados semelhantes. No entanto, na época, ele foi criticado por não atender os padrões científicos esperados. Desta vez, o estudo foi revisado por três outros cientistas, que são PhDs ou estão em processo de obtenção de PhDs, garantindo maior credibilidade.

Fatores psicológicos podem influenciar os resultados das partidas?

Relativo ao baixo efeito que o resultado de um jogo tem sobre o próximo (0,6%), o estudo diz que “é muito mais provável que essa baixa correlação seja explicada por fatores psicológicos”. Estudos estatísticos sobre League of Legends recomendam que, para eliminar essa chance extra de perder após uma derrota, é melhor descansar alguns minutos entre os jogos.

Além disso, embora as análises sejam limitadas ao MOBA, espera-se que elas também se apliquem a outros jogos da Riot Games. Esta pesquisa oferece insights valiosos e desafia a percepção popular de manipulação de resultados por parte da Riot Games.