Quais são os objetivos e o Ethos da Netflix com seu catálogo de jogos?
Não é segredo para ninguém que a Netflix é um dos grandes sucessos dos últimos anos no Brasil. Basta observar o Twitter da marca por alguns instantes para perceber que a interação da empresa com o público é notória, e por isso é mais do que evidente a trajetória de sucesso que a plataforma de entretenimento alcançou.
Poucos são os brasileiros hoje em dia que não conhecem a plataforma, que inclusive faz parte cada vez mais do dia a dia das pessoas no país, que ficam loucas às vésperas do lançamento de mais uma temporada das suas séries favoritas etc. Como a Netflix é uma das empresas com maior visão do mercado que vemos nos últimos tempos, é normal que a marca tente entrar também por outros nichos, tentando igualmente reproduzir o sucesso. Daí surge, por exemplo, o catálogo de jogos da Netflix que, por mais que ainda seja desconhecido por alguns, tem planos muito promissores pela frente.
Mercado de entretenimento no Brasil
O Brasil é um prato cheio quando o assunto é o mercado de entretenimento. Desde a época “remota” em que radionovelas e telenovelas eram o sucesso do momento, o público já adorava qualquer tipo de transmissão disponível no mercado. Além disso, o nicho de jogos online é igualmente um dos mais procurados hoje em dia, com jogos dos mais diferentes tipos disponíveis, por exemplo, jogos de estratégia, jogos em primeira pessoa, jogos multiplayer etc.
As opções não param, e isso é normal, afinal de contas, o Brasil é um país do tamanho de um continente e é incrível a quantidade de tempo que os brasileiros passam na internet — e é aí que entra o sucesso de empresas como a Netflix. A Netflix percebeu exatamente que podia contar com o público brasileiro e, em troca, ofereceu planos e um catálogo de qualidade para que este público se sentisse recompensado. Sem dúvidas, uma parceria que tinha tudo para dar certo.
O sucesso da Netflix
A Netflix começou a sua trajetória de maneira incipiente, com um catálogo muito mais reduzido do que o que tem hoje, e com um público relativamente pequeno. Com o passar do tempo, a “locadora online” ganhou cada vez mais espaço na casa dos brasileiros e, inclusive, passou a exibir produções próprias — que são um sucesso inquestionável. Após alguns anos, grandes lançamentos ficaram por conta da plataforma e, além do ramo dos filmes e séries, a empresa passou a apostar também nos jogos online, para unir o útil ao agradável. Agora, os clientes poderiam contar também com um acervo (ainda pequeno) de jogos disponíveis para os momentos em que o entretenimento de qualidade é necessário.
Netflix: o ethos de uma empresa adaptativa
Que a Netflix é uma das empresas mais adaptativas do mercado não é segredo para ninguém. Como citamos no início do texto, basta uma ida ao Twitter da marca para perceber que ela faz questão de participar de todas as trends — inclusive as que a criticam, caindo nas graças do público. Os clientes da plataforma encontram uma equipe sempre disposta a resolver os problemas da melhor forma possível, com muito bom humor, o que é relativamente raro hoje em dia.
Há pouco tempo, a empresa também criou um plano consideravelmente mais barato, porém com anúncios, para as pessoas que eventualmente não pudessem pagar pelo pacote premium — mais uma medida que mostrou a preocupação da empresa em se adaptar aos tempos de inflação alta e cortes de despesas de particulares.
Toda essa adaptabilidade acabou tendo reflexo na escolha da Netflix de entrar também no universo dos catálogos dos jogos. Por mais que a empresa tenha pouca experiência na área, não há nada que não possa ser aprendido com boa vontade.
Por mais que os jogos hoje em dia sejam um pouco limitados e não tenham nada a ver com os grandes sucessos do mercado, a Netflix tem um know how suficiente para aperfeiçoar cada vez mais os seus objetivos caso estes se mostrem recompensadores a longo prazo.
O que esperar do catálogo de jogos da Netflix?
Por enquanto, por mais que o catálogo de jogos ainda não apresente centenas de opções à semelhança do de filmes e séries, a tendência é que estas sejam ampliadas a curto prazo. A Netflix está testando um produto que, por enquanto, ainda não mostrou ter o retorno que poderia. Talvez o fato de a imagem da marca estar ainda muito associada aos filmes e séries possa atrapalhar um pouco, já que alguns usuários nem sequer dimensionam a vertente relacionada a jogos na plataforma. Mesmo assim, o bom “boca a boca” é sempre a melhor ferramenta e provavelmente é uma questão de tempo até que os jogos caiam de vez no gosto do público.