Produzir um anime é caro? Saiba quanto custa

Os animes são desenhos japoneses muito bem produzidos e, apesar de serem animações, podem ter um custo de criação muito caro.

Os valores para produzir um anime são surpreendentes, seja pelo alto custo ou pelos baixos salários de alguns trabalhadores. Venha conferir em detalhes essa receita.

O preço de produzir um anime

Um artigo publicado pela Weekly Toyo Keizai acabou se tornando viral na comunidade consumidora de animes.

A publicação trazia alguns dados inéditos sobre o custo de produção de um animes, incluindo quais as categorias que exigem mais ou menos dinheiro das produtoras. 

De acordo com a publicação, para produzir apenas um episódio de anime seria necessário desembolsar cerca de 31,2 milhões de ienes, o equivalente a aproximadamente R$ 1.114.000,00.

Pensando em animes como “One Piece” que possuem mais de 1000 episódios, esse valores podem se tornar completamente absurdos. 

A publicação traz um detalhamento dos custos, sendo os setores mais caros a Taxa de Fotograma (6.000.000 ienes), Direção de Animação (3.000.000 ienes) e Despesas Administrativas (3.000.000 ienes).

Por outro lado, os menores custos são com Taxa de uso da obra original (200.000 ienes), Materiais de produção (300.000 ienes) e Edição (400.000 ienes).

Reação do público

Com a virilidade do artigo, diversos comentários do público japonês podem ser encontrados com choque e descontentamento com os valores.

Algumas das reações trazem comentários como “Como sempre, um ambiente de trabalho abusivo” e “O diretor não trata de tudo? Por que você precisa de um diretor de animação?”.

O custo de produção de um anime pode ser bem caro, mas os resultados são surpreendentes e muitas vezes encantam os espectadores, o que garante a fama e essência das produções japonesas. 
Para mais novidades sobre animes confira o Portal do Gamer.

Imagem: Reprodução / Coisas do Japão