Primeira Arena Gamer pública do Brasil é inaugurada
Nesta quarta-feira (17), a prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou a primeira Arena Gamer pública do país. O espaço de eSports receberá competições de pequeno e médio porte e tem capacidade de público para 100 pessoas.
O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 16h30, estando localizado dentro da Nave do Conhecimento Engenhão, no bairro Engenho de Dentro, na Zona Norte. Aos domingos e feriados, encontra-se fechado.
Além de realizar competições, um dos objetivos do espaço é ser um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social, com destaque para as profissões da indústria criativa.
Confira detalhes do projeto
Iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Coordenadoria de Games e eSports e da Secretaria da Casa Civil, a Arena Gamer tem palco com capacidade para dois times de até cinco jogadores, arquibancada e um estúdio completo de transmissão.
Em relação aos equipamentos, a Arena Gamer conta com uma área de simuladores. Além disso, os visitantes têm acesso a óculos de realidade virtual e ao “Retro Games”, um espaço dedicado à exploração de jogos clássicos do início da criação dos videogames.
Com o objetivo de incentivar a formação de novos jogadores, a Arena é planejada para ser base de centro de treinamento de novas equipes de eSports, assim como para outros profissionais do setor, como narradores, comentaristas e técnicos de transmissões.
Prefeito do Rio comenta abertura da Arena Gamer
O prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), esteve na inauguração da arena ao lado de alguns jogadores profissionais e comentou sobre a inauguração do local. Paes destacou a importância da atividade no campo esportivo, bem como econômico, por meio da geração de empregos.
Ademais, o servidor destacou diversas iniciativas recentes voltadas à tecnologia, dentre elas, a Arena Gamer, que evidenciou o papel do Rio de Janeiro na consolidação como a “capital da inovação e tecnologia na América Latina”.
Imagem: Beth Santos/Prefeitura do Rio