Polícia confirma prisão de hacker suspeito de vazamento de GTA 6 e hack da Rockstar

Após uma série de crimes cibernéticos contra a Rockstar Games e Uber, resultando em um vazamento substancial de GTA 6, a polícia de Londres confirmou a prisão de um jovem de 17 anos suspeito de estar envolvido no hack.

No domingo, 18 de setembro, mais de 90 vídeos e imagens vazaram contendo imagens detalhadas do próximo título da Rockstar Games, Grand Theft Auto 6 . Esta é a próxima parcela da icônica franquia GTA que os jogadores esperam há quase uma década.

No entanto, a Rockstar Games não foi a única afetada pelo hacker. De acordo com uma atualização da Uber Newsroom , a popular empresa de compartilhamento de caronas também havia sido alvo do cibercriminoso.

A atualização também alegou que o FBI estava conduzindo uma investigação e que eles suspeitavam que o invasor fosse afiliado a um grupo de hackers chamado Lupsus$. Um popular fórum de hackers – Breached – identificou alegou que era um adolescente que atende pelo apelido de ‘White’.

Polícia prende suspeito de hackear GTA 6

Na manhã de 23 de setembro, a polícia da cidade de Londres twittou que havia prendido um jovem de 17 anos em Oxfordshire por suspeita de hacking. A prisão foi feita como parte de uma investigação apoiada pela Agência Nacional de Crimes.

Embora a polícia de Londres não tenha declarado que a prisão estava relacionada ao hack da Rockstar Games, a fonte Matthew Keys revelou que a prisão estava “relacionada à invasão da Rockstar Games e possivelmente da Uber Technologies”.

Keys também afirmou que a polícia deve fornecer mais detalhes sobre a prisão do jovem de 17 anos e que também podemos ver uma declaração do FBI.

Até o momento, o suspeito permanece sob custódia policial. ‘White’ foi preso no início deste ano por crimes semelhantes, mas supostamente recebeu “um tapa no pulso” sem punição real.

O suspeito de hackear o GTA 6 também foi identificado online como o líder do Lapsus$, um grupo responsável por crimes cibernéticos contra Microsoft, Cisco, Samsung, Nvidia e Okta.