Play Store anuncia função que permite desinstalar aplicativos em outros dispositivos Android; saiba mais
A Play Store realizou uma atualização em seus recursos, permitindo a desinstalação remota de aplicativos através de outro dispositivo ou via web. Disponível para Android Auto, PC, Smartphone, TV e Wear OS, a mudança vem sendo implementada de maneira segmentada.
Disponível a partir da versão 38.8 da Google Play Store, a nova funcionalidade exige que o usuário esteja logado em sua conta Google. Embora a atualização, a mudança remota de aplicações já é prática antiga da companhia. Anteriormente, de maneira inversamente proporcional era possível realizar a instalação remota entre dispositivos.
Veja como realizar a desinstalação remota
Para utilizar o novo recurso do Google e desinstalar um aplicativo de maneira remota o usuário inicialmente deve ir até a loja de aplicativos do dispositivo. Ao abrir o menu, busque a opção ‘Gerir Apps e Dispositivos’.
Com o menu de dispositivos conectados aberto, selecione em qual dispositivo deseja realizar a desinstalação. Selecione o App que deseja remover, e ao estar conectado à rede este será removido do seu dispositivo.
Opção remota para exclusão total do dispositivo já é existente; conheça
A nova funcionalidade do Google permite a exclusão de aplicativos específicos e entre dispositivos. No entanto, é possível excluir completamente os dados de um aparelho Android remotamente, em casos extremos como roubo e furto.
Por meio de outro aparelho celular, tablet ou computador é possível formatar o dispositivo por meio do ‘Encontre Meu Dispositivo’. Desde que o GPS do dispositivo esteja ativado e ele esteja ligado é possível rastrear o celular, bem como bloqueá-lo e formatá-lo
Para isso, entre no serviço ‘Encontre Meu Dispositivo’, selecione o aparelho desejado e ao clicar em ‘Limpar Dispositivo’ e confirmar a decisão, a ação será executada. No entanto, a ação irá apagar os dados permanentemente. Em resumo, todos os apps, fotos, vídeos se tornam indisponíveis. O mesmo ocorre com sessões iniciadas em aplicativos ou no navegador.
Imagem: Reprodução Play Store