Plano do Xbox Cloud Gaming mais barato pode ser lançado em breve

O Xbox Cloud Gaming pode ganhar em breve um plano mais acessível, desvinculado da assinatura do Xbox Game Pass Ultimate, segundo informações divulgadas no podcast oficial do Xbox. Essa nova modalidade ainda não foi oficializada, mas já é vista como uma possibilidade concreta pela Microsoft, que busca expandir o alcance do serviço.

Atualmente, o Xbox Cloud Gaming está disponível apenas para assinantes do Game Pass Ultimate, o plano mais caro da biblioteca de jogos do Xbox. Contudo, os executivos Jason Ronald e Jason Beaumont comentaram que a empresa quer democratizar o acesso à jogatina na nuvem, levando mais jogos para mais pessoas e regiões, o que abre espaço para uma versão mais barata e acessível do serviço.

Detalhes sobre novo plano do Xbox Cloud Gaming ainda não foram divulgados

Embora os detalhes práticos sobre essa nova oferta ainda não tenham sido divulgados, a expectativa é que o plano econômico não exija a assinatura do Game Pass Ultimate e possa oferecer acesso à nuvem com algumas limitações, como a ausência do download dos jogos para o console. Esse modelo seria semelhante aos patamares já existentes para o Game Pass nos consoles, como as versões Padrão e Core.

Além disso, é provável que ainda seja necessário algum tipo de vínculo ao Game Pass para garantir acesso à biblioteca de jogos, mas a nova assinatura focaria em permitir a experiência de streaming para quem prefere jogar via nuvem, ampliando as opções para os jogadores que buscam flexibilidade e preços mais acessíveis.

A expectativa é que novidades sejam divulgadas durante a Gamescom 2025, com o início das transmissões do Xbox programado para o dia 20 de agosto. Será um momento importante para conhecer os próximos passos da Microsoft em sua estratégia de jogos na nuvem e como pretende conquistar ainda mais jogadores com planos ajustados às diferentes necessidades do mercado.