Overwatch: Jogadores da Liga da China ameaçam boicote a Taiwan, Declaração de Hong Kong

Depois que o profissional coreano do Overwatch, ‘Saebyeolbe‘, fez comentários polêmicos, as equipes da Liga chinesa do Overwatch estão propondo um boicote aos jogos da liga.

O cenário de esportes eletrônicos Overwatch tem alcance mundial, com equipes em todos os continentes. Com jogadores competindo de todos os lugares e torcedores em todos os países, ocasionalmente questões relacionadas à política se insinuam no diálogo. 

Os países que têm políticas de censura rígidas podem dificultar a vida de competidores de esportes e streamers em geral. O profissional coreano do Overwatch Jong-ryeol “Saebyeolbe” Park causou ira entre seus competidores da Overwatch League na China por comentários feitos sobre Taiwan e Hong Kong, e agora um boicote dos jogadores chineses pode ser iminente.

A censura na China é uma questão espinhosa e difícil para a indústria de videogames navegar. Desenvolvedores e editores querem fazer negócios no país, mas lutam contra a sufocação da liberdade de expressão que às vezes é necessária para que um jogo seja aprovado para lançamento. 

Saebyeolbe
Fonte: Aroged

Overwatch é apenas a arena mais recente para isso acontecer, já que no outono passado foi outra propriedade da Activision Blizzard enfrentando censura. Call of Duty: Black Ops Cold War teve um trailer banido da China por apresentar um clipe do massacre da Praça Tiananmen.

Park, um profissional do Overwatch da Dinastia de Seul, foi criticado por expressar opiniões sobre Taiwan e Hong Kong, frustrado por não conseguir nem dizer seus nomes sem ser repreendido. 

Park transmite para a plataforma de streaming chinesa Douyu, e foi informado por sua administração para não discutir os dois territórios em disputa, já que a China reivindica soberania sobre eles e se recusa a reconhecer qualquer narrativa em contrário. 

Este é um problema de botão particularmente quente no mundo dos jogos, já que o texto do jogo no Genshin Impact censura automaticamente qualquer tentativa de digitar ‘Taiwan’ ou ‘Hong Kong’.

Além disso, jogadores de várias equipes da Chinese Overwatch League, Shanghai Dragons, Chengdu Hunters, Hangzhou Spark e Guangzhou Charge, anunciaram que não participarão dos próximos eventos se Park for um competidor. 

Um gerente do Shanghai Dragons postou uma longa declaração no Weibo, dobrando a política de Uma China. Esta doutrina governamental não reconhece Taiwan ou Hong Kong como independentes da China. O empresário dos Dragons continua dizendo que a política não tem lugar no jogo. 

A ironia é que boicotar algo é um ato político aparentemente perdido aqui. PewDiePie foi banido da China após simpatizar com os protestos de Hong Kong em 2019, então a questão há muito é um ponto sensível para o governo chinês.

Se o boicote acontecer, ou se a Activision Blizzard intervém para neutralizar a situação, resta saber. Devido à popularidade do Overwatch na China, um problema como esse pode prejudicar o relacionamento entre a Activision Blizzard e a China, à medida que a gigante editorial tenta fazer incursões no país. 

Call of Duty Mobile é um sucesso na China e, potencialmente, perdendo receita em relação a streamers que defendem pontos políticos que vão contra a narrativa da China, tornando toda a situação um barril de pólvora.

Overwatch já está disponível para PC, PS4, Switch e Xbox One.