Os melhores jogos para passar o tempo na temporada de férias

Uma aventura Viking do século IX, um jogo sobre robôs que literalmente é bom para jogar e uma fuga do inferno: Aqui estão as novidades em todos os sistemas de jogos para satisfazer jogadores de todos os gostos.

Novembro é a temporada dos videogames de sucesso, e nem mesmo a pandemia mudou isso. Na verdade, a indústria de videogames registrou gastos e lucros recordes em 2020 . Ao mesmo tempo, a decisão de reservar algum dinheiro para jogar pode ser mais difícil este ano, já que a crise econômica afeta as decisões de compra. No entanto, a questão perene persiste: com uma nova gama de grandes jogos, bem como novos consoles de videogame, o que vale a pena?

Seguem algumas recomendações sobre o que jogar e em que jogar. Por se tratar de jogos, onde pouco é simples – com certos jogos exigindo determinados dispositivos – esta lista é mais um fluxograma. Que você possa obter conselhos úteis.

Considerando um novo console?

Se você está pensando em pular para a próxima geração de consoles de jogos, ótimo para você, se você conseguir encontrar um. Eles continuam vendendo online, mesmo com um preço um pouco elevado por um Xbox Series X da Microsoft ou um Sony PlayStation 5 . Ambos são poderosos, o que significa que são capazes de rodar jogos visualmente impressionantes, mas como acontece com qualquer novo console, eles carecem de muitos jogos exclusivos excelentes – pelo menos por enquanto. A maioria dos jogos desses consoles ainda funcionam no Xbox One e no PlayStation.

Mas para aqueles que estão determinados a obter um em breve, vale a pena procurar opções um pouco mais baratas. O novo Xbox Series S é do tamanho de um livro e é mais fraco do que o Series X, mas ainda pode rodar todos os mesmos jogos e seu valor é consideravelmente mais barato. A Sony está vendendo uma variação do poderoso PS5 que, sem unidade de disco, que custa um pouco mais barato que a opção com leitor.

Então, quais jogos são melhores jogos no PlayStation 5?

O PS5 contém uma das surpresas mais agradáveis ​​da temporada, Astro’s Playroom, que é pré-instalado em cada novo console. O jogo permite que os jogadores guiem robôs fofos por percursos de obstáculos coloridos com tema de tecnologia. O empate, no entanto, não é o que você faz ou mesmo o quão bom o jogo parece. É como se sente. Por décadas, os controles de videogames foram capazes de vibrar como um celular sem som para transmitir o impacto de uma explosão ou acidente de carro. O Playroom do Astro foi projetado para mostrar como o novo controlador do PS5, chamado DualSense, pode fazer mais. Ele desliza quando um Astro bot passa pela areia e pulsa pesadamente quando o bot cambaleia pela água. Mais impressionante, os botões de gatilho do controlador podem resistir ao aperto dos dedos indicadores dos jogadores de maneiras distintas: proporcionando a sensação de resistência lenta de compressão de uma mola, por exemplo, ou o estalo repentino de uma mão de robô esmagando uma bola de plástico.

Demon’s Souls Remastered também é tecnicamente apenas para PS5, embora seja um remake de um jogo para PlayStation 3 que está entre os mais influentes do meio nos últimos 12 anos. Aparentemente, é apenas mais um videogame para um jogador que permite aos jogadores controlar um cavaleiro, um mágico ou outro protagonista e lutar contra homens e monstros enquanto procuram armadilhas mortais. Mais sutilmente, é um jogo de assistência multiplayer discreta e traição de um criador principal que se inspirou quando estranhos o ajudaram sem palavras durante uma tempestade de neve. Como resultado, Demon’s Souls foi projetado para ser um jogo brutalmente difícil, cujas adversidades são fermentadas pela capacidade de deixar mensagens úteis e avisos de perigos para outros jogadores. Por outro lado, os jogadores também podem invadir os jogos uns dos outros e causar estragos.

E quanto ao Xbox Series X?

No Xbox Series S e X, o melhor exclusivo não é um jogo, mas um serviço de assinatura. O Xbox Game Pass concede aos jogadores acesso a mais de 250 jogos, incluindo jogos de todos os Xbox anteriores, ofertas publicadas pela Microsoft. O Game Pass é regularmente apimentado com novos lançamentos que de outra forma precisariam ser comprados separadamente (em consoles Xbox ou outros dispositivos), incluindo o mais novo capítulo deste mês da cativante aventura de ação e ficção científica Destiny 2: Beyond Light. Deixando os headliners de lado, o Game Pass inclui uma série de jogos menores e mais estranhos que muitas pessoas poderiam hesitar em experimentar. Se isso faz parte do negócio, por que não experimentar o Mudrunner de 2017, que é um jogo de simulação sério sobre como dirigir caminhões enormes na lama profunda? Ou Carto, um novo e delicioso jogo de aventura na criação de mapas?

Que tal novos jogos que não requerem novos consoles?

Assassin’s Creed Valhalla e Watch Dogs Legion, dois dos jogos mais interessantes da temporada, estão nos novos consoles, mas também no PC, Google Stadia, Xbox One e PlayStation 4. Ambos os jogos vêm da Ubisoft, a poderosa editora que ganhou as manchetes no meio relatos generalizados de má conduta sexual na empresa, que levaram à demissão ou saída de desenvolvedores e executivos de alto escalão. À medida que isso se desenrolava, confusos os desenvolvedores comuns ainda trabalhavam para criar esses jogos.

Valhalla em grande parte posiciona o jogador como um viking do século IX chamado Eivor, que deixa a Noruega e vai para a Inglaterra, onde constrói um assentamento, desafia monarquias e golpeia muitos inimigos anglo-saxões. É um jogo visualmente espetacular repleto de vinhetas baseadas em personagens, embora exija um público com estômago forte para jogar como um colonizador invasor.

Watch Dogs permite que você jogue como membro da resistência em um futuro fascista em Londres, onde o estado de vigilância e uma força policial privatizada dominam a população. O jogo mostra uma Londres detalhada e densamente povoada, e então permite aos jogadores recrutar e controlar qualquer uma das milhares de pessoas renderizadas naquela cidade. Isso significa que você pode jogar como uma velhinha sorrateira, um membro bruto da Guarda da Rainha ou quem quer que apareça. É um truque bacana que compensa a política aparentemente bem-intencionada, mas superficial do jogo.

Para algo menor, existe The Pathless, um jogo colorido ambientado em florestas e templos de sonho. Já está disponível para PS4, PS5, PC e Apple Arcade, o serviço de jogos por assinatura para iOS. Em The Pathless, você joga como um arqueiro que explora belos terrenos com a ajuda de um pássaro que pode carregá-lo através dos abismos. A melhor característica do jogo é a habilidade do arqueiro de correr cada vez mais rápido se você conseguir acertar alvos com flechas enquanto ele se move. Seu ímpeto gorduroso é emocionante e mais fácil de conseguir do que parece, graças a um sistema de mira automática.

Mas e se eu tiver um Nintendo Switch?

Além do Carto, o Nintendo Switch não roda nenhum dos jogos mencionados aqui até agora. Seu maior lançamento em novembro é Hyrule Warriors: Age of Calamity, um spinoff da aclamada aventura de ação The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Onde Breath of the Wild era uma aventura silenciosamente épica em um mundo dilacerado pela guerra de cavaleiros, castelos e monstros, o novo jogo é uma prequela cacofônica que substitui as oportunidades incomparáveis ​​dos jogos anteriores para caminhadas e exploração da natureza virtual com combate, mais combate e ainda mais combate. É um pouco como acompanhar um grande romance com um passeio em um parque temático. Você tem que realmente querer ver esses personagens novamente.

Um jogo Switch melhor para obter nesta temporada é Hades (também para PC). Lançado em setembro, Hades pode provar ser o melhor jogo em qualquer plataforma durante todo o ano, então ainda merece atenção. Você joga como Zagreus, filho de Hades, e deve lutar e falar para sair do submundo, obtendo patrocínio – e poderes – dos deuses gregos pelo caminho. Hades é classificado como “rogue-lite”, um gênero de videogame que desafia os jogadores a progredir o máximo possível, os empurra de volta ao início quando seu personagem morre, mas permite que eles tentem novamente com quaisquer poderes que ganharam em tentativas anteriores. Em Hades, essa estrutura apóia a história contada rapidamente sobre os esforços fracassados ​​de Zagreus para alcançar sua mãe na terra dos vivos. Como um crítico observou, um jogo sobre ter que tentar várias vezes escapar do inferno pode ser o mais adequado para 2020.

Há algo bom para jogar em qualquer um desses dispositivos. E, tome nota, a temporada de grandes lançamentos ainda não acabou. O jogo mais badalado de 2020, Cyberpunk 2077 , foi adiado várias vezes e é esperado para 10 de dezembro. Acontece que a temporada de blockbuster está mais longa este ano. Os desenvolvedores precisam de mais tempo.