O Abismo: Conheça a história real do novo filme da Netflix

Adicionado à Netflix no último dia 16 de fevereiro, o filme O Abismo vem se destacando entre o público brasileiro na plataforma. Longa-metragem de suspense sueco, a obra explora o afundamento da cidade de Kiruna.

Apresentando um intenso desastre, com crateras de grandes proporções e impactos aos habitantes, o longa-metragem de Richard Holm se baseia em partes de uma situação real ocorrida na região norte da Suécia em 2020.

O que ocorreu em Kiruna?

Localizada a mais de mil quilômetros da capital Estocolmo, Kiruna, assim como no filme, tinha como atividade principal a exploração de minério de ferro e sofreu com enormes e profundas rachaduras. No entanto, foi em 18 de maio de 2020 que a cidade teve seu maior impacto.

Na ocasião, o pequeno local com cerca de 22.000 habitantes sofreu um terremoto de magnitude 4,8 na escala Richter, acontecimento central retratado no longa. No entanto, diferentemente do filme, não houveram feridos.

Na vida real, o fenômeno teve início a partir do subsolo da mina. Os funcionários presentes evacuaram o local, assim como nos dias seguintes os civis deixaram a cidade e a mina foi interditada e passou por ação de oficiais do governo.

Saiba mais sobre o filme

No filme, além da adaptação em relação aos eventos, a história não tem menções a empresa real, nem qualquer figura dada os elementos dramáticos. Protagonizada pela atriz Tuva Novotny, ela dá vida a Frigga Vibenius.

Conforme sugere a sinopse: “[…] Frigga se vê dividida entre a família e o trabalho como chefe de segurança da maior mina do mundo”. Na trama, ela tem o trabalho de evacuação antes do ápice do desastre.

Além de Novotny, o elenco do filme tem ainda presença de Edvin Ryding – de Young Royals – dando vida ao personagem Simon, Kardo Razzazi como o parceiro romântico da protagonista, entre outros.

Imagem: Reprodução/Netflix