Nintendo alcança topo do ranking das empresas mais ricas do Japão

A desenvolvedora e publicadora de jogos eletrônicos Nintendo é a empresa mais rica do Japão. Conforme dados recentes publicados pelo site especializado Toyo Keizai a companhia possui caixa líquido de mais de 10 bilhões de dólares.

Com valor total de US$11,44 bi – convertidos dos ienes –, na cotação atual do real, o valor representa aproximadamente R$56 bilhões. Além do valor ativo, a empresa ainda possui destaque por não apresentar dívidas.

Ainda de acordo com o apontado pelo site, a segunda maior empresa do país é a Shin-Etsu Chemical, atuante no setor de químicos, seguida da Keyence, empresa presente no ramo de tecnologia.

Veja outras empresas do universo dos games

Na pesquisa acerca das empresas mais ricas do Japão, a revista catalogou trezentas empresas. Voltando-se ao universo dos games, a mais próxima da Nintendo foi a Bandai Namco, na 25º posição.

A companhia é reconhecida por títulos como Dark Souls, Tekken e a série ‘Tales of’. A Square Enix, da aclamada franquia Final Fantasy, ocupa a 38ª colocação. Ranqueada em 50ª, está a desenvolvedora da franquia de terror Silent Hill: Konami.

SEGA (63º) – do popular mascote Sonic –, GungHo (64º), Kadokawa (81º) e a  Capcom (88º), das bem-sucedidas franquias Street Fighter e Resident Evil – aparecem na lista da revista.

Sony fora da lista; entenda

Uma das principais empresas do mundo e reconhecida em especial pelos consoles PlayStation, a Sony não integra a lista de companhias mais ricas do Japão, de acordo com o estudo da Toyo Keizai.

Considerando a metodologia que foca apenas no fluxo de caixa líquido, essa pode ser uma das razões para a Sony não estar integrada na lista. Em setembro do último ano, a companhia possuía uma dívida total de pouco mais de 30 bilhões de dólares.

Imagem: Reprodução/ Nintendo