Nintendo aciona judicialmente jogo por similaridades com Pokémon; saiba mais

Lançado em 2021 o jogo de cartas Pokezoo foi acionado judicialmente pela Nintendo of America por uso indevidos de itens visuais e nomes ligados à série Pokémon. Além do prefixo “Poke”, outros elementos são próximos à franquia.

Na imagem inicial de Pokezoo, o título é destacado na cor amarela, bem como a criatura presente na logomarca é similar à criatura Gengar. Outro ponto de semelhança é um objeto parecido a uma Pokebola, nas cores da Fastball, presente no jogo da Nintendo.

Game usava termo ‘Pokemon’ como Marketing

Além das similaridades com os personagens e elementos presentes na franquia de jogos da Nintendo, outro ponto destacado é que o termo “Pokemon” — sem acento — também estava sendo usado como estratégia de marketing.

Conforme relatou o GameRant, por meio do mecanismo de pesquisa do Google, anúncios de Pokezzo vendiam pacotes de Gift Card usando o termo. “Pokemon Elite Trainer Boxes” é um dos exemplos encontrados; os itens partiam de valores de um dólar.

Recentemente a Nintendo esteve no centro de especulações acerca do uso indevido de propriedade intelectual devido ao game Palworld. Lançado há pouco tempo, o game da Pocket Pair apresenta “criaturas fantásticas” intituladas Pals, relacionadas aos Pokémons. 

Nintendo emitiu nota após relatos de suposto plágio

Embora o extremamente bem-sucedido Palworld não esteja envolvido em quaisquer ações legais por parte da Nintendo, no último dia 25 de janeiro a Pokémon Company afirmou apurar supostos plágios de “um jogo de outra empresa lançado em janeiro de 2024”.

Apesar de não ter citado nomes, a especulação movimentou o universo dos games: “Não concedemos permissão para o uso da propriedade intelectual ou ativos de Pokémon nesse jogo”, disse a nota.

A empresa ainda pontuou que continuará a “valorizar e cultivar cada Pokémon e seu mundo, e trabalharemos para unir o mundo por meio de Pokémon no futuro”.

Imagem: Reprodução/Nintendo