Melhores aplicativos e games de 2023 são anunciados pela Apple
Nesta quarta-feira (29), a Apple divulgou a lista dos vencedores do App Store Award, premiação para os melhores aplicativos e jogos do ano. Ao todo, 14 títulos foram destacados na premiação.
Tim Cook, CEO da companhia, declarou ser inspirador observar o trabalho dos desenvolvedores na construção de apps e jogos que “estão redefinindo o mundo ao nosso redor”.
“Os vencedores deste ano representam o potencial sem limites dos desenvolvedores em trazer suas visões à vida, criando apps e jogos com uma notável ingenuidade, qualidade excepcional e missões com propósito”, acrescenta.
Confira os vencedores do App Store Award 2023
Vencedor na categoria “Melhor aplicativo para iPhone”, está “AllTrails”, um serviço que apresenta mapas, em especial rotas e trilhas para passeios de bicicleta e caminhadas. No Apple Watch, venceu o aplicativo “SmartGym”, um controlador de atividades físicas, desenvolvido pelo brasileiro Mateus Abras.
Como melhor “App para Ipad” está “Prêt-à-Makeup”, — que disponibiliza modelos para testes e criações para maquiadores, também desenvolvido por uma brasileira. Nos dispositivos Mac e Apple TV, venceram os aplicativos Photomator e MUBI, respectivamente.
No universo dos games, assim como na lista do Google, o melhor jogo para dispositivos móveis (iPhone) foi o Honkai: Star Rail. No Ipad, Lost in Play levou a melhor.
Lançado para Windows e consoles, o título Lies of P venceu como “Melhor Jogo para Mac”. Encerra a lista como “Melhor Jogo do Apple Arcade” o título exclusivo Hello Kitty Island Adventure.
Apple premia aplicativos com “Impacto Cultural”
Além das categorias listadas, a Apple também promoveu o chamado “Prêmio de Impacto Cultural”. Com cincos apps listados, a categoria reflete aplicativos capazes de provocar mudanças de maneira positiva no mundo.
Entre eles, estão listados o jogo educativo Pok Pok, bem como a ferramenta de acessibilidade Proloquo. A plataforma Too Good To Go também foi pontuada. O objetivo desse app é minimizar o desperdício de alimentos a partir da conexão de usuários a restaurantes e lojas com excedentes não vendidos, comercializando-os a preços acessíveis.
Por fim, a Apple também destacou em sua premiação a força da inteligência artificial generativa como “Tendência do Ano”. “A IA generativa capturou a imaginação coletiva dos utilizadores com a sua evolução a desenrolar-se em tempo real”, ressaltou a Apple.
Imagem: Reprodução/Apple