Latência: saiba o que é e como ela afeta seu jogo

No mundo dos games existem diversos termos técnicos como FPS que nem todos são familiarizados e sabem o que eles significam ou como afetam o seu jogo. 

Para te ajudar, preparamos um conteúdo explicando o que é a latência que pode ser encontrada nos jogos e como ela pode afetar positivamente ou negativamente nas partidas. Confira.

O que é a latência?

A latência é uma medição existente para mensurar o tempo que o seu aparelho, seja um computador ou um console, leva para enviar informações para o servidor do jogo e o jogo mandar de volta para o dispositivo.

Ela também pode ser medida pelo nome ping, abreviação para Packet Internet Network Grouper, traduzido livremente para agrupador de pacotes de internet e conhecido em português como latência. 

Para jogos, especialmente os jogos online, o ideal é que a latência ou o ping esteja por volta do 20 milissegundos. 

É possível medir esse dado através de um teste com a sua conexão de internet e registrar os dados, quanto menor for a latência melhor. 

Como a latência pode afetar meu jogo?

A latência pode ter um impacto negativo nos jogos eletrônicos, especialmente em jogos competitivos, onde a velocidade e a precisão são essenciais. 

O atraso perceptível pode resultar em ações imprecisas, tempo de reação reduzido e desvantagem em confrontos com outros jogadores.

A latência pode estar sendo prejudicada por diversos fatores, como:

  • Velocidade de upload baixa: a velocidade que o jogo leva para responder a um comando como pressionar um botão deve ser muito rápida;
  • Problema no roteador: o emissor dos sinais de internet podem estar ou muito longe da máquina ou não estar com sua potência máxima;
  • Aparelhos sem fio: mouses, controles e headsets bluetooth podem ter um tempo de resposta menor do que os acessórios com fio, gerando uma latência mais alta nos jogos.

Investigar esses fatores é fundamental para garantir uma baixa latência e uma gameplay fluida, impedindo que seu jogo atrase e você perca nas partidas.
Para mais dicas confira o Portal do Gamer.

Imagem: rawpixel.com / Freepik