Industria dos games pode ter greve a qualquer momento
O sindicato dos atores SAG-AFTRA está preparado para ir até às últimas consequências para assegurar um acordo onde as empresas estipulam limites claros para o uso de inteligência artificial na indústria dos games.
Com o atual Acordo de Mídia Interativa expirado em 2022, não há regras definidas para o uso da tecnologia no mundo dos jogos eletrônicos. Portanto, uma greve dos dubladores de games pode ser deflagrada a qualquer momento.
Impacto da Inteligência Artificial na indústria de games
O sindicato representa atualmente mais de 160 mil profissionais, incluindo atores, jornalistas, cantores, dublês e dubladores, que estão entre os principais impactados pela falta de regulamentação das novas ferramentas de IA.
Com o avanço tecnológico, o potencial da inteligência artificial em replicar rostos, expressões faciais e vozes com alto grau de realismo aumenta consideravelmente. Assim, o principal receio é de que o uso massivo da tecnologia diminua os postos de trabalho e reduza as remunerações dos profissionais envolvidos.
Quais são as demandas do sindicato?
O Conselho Nacional da SAG-AFTRA autorizou Duncan Crabtree-Ireland, responsável pelo processo de negociação, a convocar uma greve a qualquer momento, devido à aparente falta de disposição dos representantes da indústria em atender às demandas da categoria.
Conforme declarou um porta-voz do sindicato: “Nossa determinação é inabalável e não deve ser testada. Nossos membros votaram mais de 98% para autorizar uma greve deste contrato caso os empregadores não cheguem à mesa com um acordo que inclua nossas provisões críticas — especialmente em IA”.
O que uma greve significaria para a indústria?
Se concretizada, a greve pode ter impactos significativos nas empresas do setor. Este é um momento de desaceleração de vendas de produtos relacionados aos videogames após as restrições mais duras da pandemia.
Além disso, uma paralisação agora poderia acarretar atrasos em projetos em andamento e piorar a crise no setor. A SAG-AFTRA está preparada para uma longa paralização, similar à que ocorreu no ano passado com os atores de televisão e streaming que durou quase 120 dias.