IA passa dos limites e gera POLÊMICA com dublador de Metal Gear Solid

As Inteligências Artificiais, conhecidas como IAs, estão se tornando cada vez mais avançadas e capazes de reproduzir ações humanas como textos, desenhos e agora até replicar vozes.

Recentemente alguns dubladores estão enfrentando problemas por causa dos avanços da IA e um deles trabalhou no jogo “Metal Gear Solid”. Confira a polêmica do caso.

Dublador de Metal Gear Solid proíbe uso de IA com sua voz

Paul Eiding é o dublador por trás da voz do Coronel Campbell na série “Metal Gear Solid” e também o protagonista desta polêmica envolvendo a IA.

O dublador veio a público em seu Twitter com um comunicado informando que pessoas que não possuam uma autorização por escrito permitindo o uso de sua voz não poderiam produzir conteúdo com ela, incluindo o uso de IA.

Veja a publicação:

“Se você não tem permissão por escrito para usar minha voz, você NÃO TEM PERMISSÃO para usar minha voz, incluindo o uso de IA. Fazer isso é uma violação dos meus direitos legais e um verdadeiro tapa na cara”, disse o dublador.

O profissional além de ter trabalhado em “Metal Gear Solid” também dublou personagens de “Transformers”, “Ben 10” e “Fallout”.

Outros casos semelhantes com uso de IA

Entretanto, Paul não foi o primeiro a sofrer por causa das IAs. Erica Lindbeck, conhecida por seu trabalho como Futaba Sakura em Persona 5, pediu que seus seguidores denunciassem vídeos criados por IA utilizando sua voz.

O criador do conteúdo, entretanto, rebateu alegando que a dubladora incitava uma campanha de assédio contra ele. No final das contas, a dubladora desativou sua conta na rede social e o criador da IA teve a conta suspensa por violar sua política de mídia. 

Nas redes sociais como TikTok, YouTube e Instagram são diversos os conteúdos criados por IA, principalmente covers musicais utilizando a voz de artistas consagrados.
Para mais novidades confira o Portal do Gamer.

Imagem: Divulgação / Metal Gear Solid