Governo Lula fez algo para os gamers nos primeiros 100 dias de gestão? Saiba mais
O atual presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já completou 100 dias de gestão e muitas conquistas foram realizadas pelo político, como o restabelecimento de vínculos no comércio exterior e a reestruturação do programa social Bolsa Família.
O projeto de governo contava também com planos para o fortalecimento da indústria de games no país, mas será que algo já foi praticado nesses 100 primeiros dias de gestão? Confira mais sobre o assunto agora.
Lula Play: o que foi feito pelos gamers até agora?
A cartilha “Lula Play” é uma iniciativa do governo do atual Presidente da República que objetiva impulsionar a indústria de jogos eletrônicos no Brasil tanto em sua produção quanto no seu consumo pelos gamers.
Dentre os principais tópicos do projeto, destacam-se a regulamentação da profissão de desenvolvedor de games, a criação de cursos técnicos e de ensino superior para desenvolvedores de jogos, revisão da legislação de banda larga para extinguir o limite de consumo de dados e incentivos fiscais e financiamento adequado para a criação de novas empresas do setor.
Com a marca de 100 dias de governo, diversas conquistas socioeconômicas foram comemoradas pela população, devido ao avanço do país em comparação à antiga administração brasileira.
Diante disso, vale ressaltar também a movimentação da gestão pública com relação aos jogos eletrônicos. Até agora, a decisão mais impactante para o setor foi a retomada da política de estímulo ao setor de semicondutores.
Ao assinar o decreto, o presidente Lula incentiva a retomada da produção e comercialização de componentes eletrônicos que haviam sofrido uma crise no governo anterior em decorrência da pandemia de Covid-19. Com isso, haverá uma maior oferta de componentes importantes para a produção de jogos e consoles de videogame no país.
Entretanto, vale ressaltar que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu a possibilidade de taxar o comércio eletrônico de varejistas internacionais para evitar a sonegação de impostos e arrecadar receita para o governo. Isso poderia tornar a comercialização de produtos importados (a grande maioria do setor gamer) mais cara para a população brasileira.
Podemos perceber nos primeiros 100 dias de gestão Lula que o foco do governo é reerguer o país por meio de políticas públicas sociais e voltadas para a economia. Por isso, por enquanto o setor de games ainda está pausado.
Por enquanto, essas foram as medidas mais importantes do governo que impactam no mercado de jogos eletrônicos. Ainda temos mais de 3 anos de administração para cobrar investimentos e ações dos parlamentares com relação à essa indústria.
Fique de olho no Portal do Gamer para mais notícias sobre o mundo dos jogos.
Imagem: Divulgação / Governo Federal