GeForce RTX 4070 é oficialmente lançada pela NVIDIA
A empresa de tecnologia NVIDIA apresentou no dia 12 de abril de 2023 seu mais novo produto: a placa de vídeo GeForce RTX 4070.
Com o anúncio, trouxemos tudo que já foi divulgado sobre o componente, incluindo suas especificidades, preço e potência de processamento. Confira.
Sobre a GeForce RTX 4070
A nova placa de vídeo da NVIDIA GeForce RTX 4070 traz uma tecnologia incrível e arquitetura pioneira nos games.
Segundo as informações oficiais, ela promete gráficos realistas e imersivos, desempenho acelerado por Inteligência Artificial (IA), um tempo de resposta sensacional e voz e vídeo aprimorados por IA.
A placa apresenta em seu modelo RTX 4070 Ti um desempenho até 3.8x maior que a RTX 3070 e uma economia de energia de mais de 25%.
A NVIDIA GeForce RTX 4070 vem com a GPU AD104, com Tensor Cores de 4ª geração e 5.888 núcleos CUDA. De acordo com a marca, o produto possui uma frequência base de atuação de 1920 MHz e clock turbo de 2475 MHz. A placa também vem com 12 GB de memória GDDR6X e 36 MB L2.
A NVIDIA declara que “o DLSS é um avanço revolucionário nos gráficos com tecnologia fornecida por AI que aumenta imensamente o desempenho. Aprimorado com os novos Tensor Cores de quarta geração e o Optical Flow Accelerator nas placas de vídeo GeForce RTX Série 40, o DLSS 3 usa AI para criar frames adicionais de alta qualidade”.
O preço sugerido inicial no mercado é de R$ 4.999,00, mas os valores podem variar.
O que é uma placa de vídeo?
Uma placa de vídeo, também conhecida como GPU (Graphics Processing Unit) ou placa de vídeo dedicada, é um componente de hardware de um computador que é responsável por processar e gerar imagens e vídeos no monitor.
A placa de vídeo é responsável pelo processamento gráfico do computador, permitindo que imagens em 2D e 3D sejam exibidas com qualidade e fluidez em tempo real.
Ela é projetada para aliviar a carga de trabalho do processador central (CPU) do computador, permitindo que este se concentre em outras tarefas, enquanto a placa de vídeo lida com o processamento gráfico.
Ela é essencial para desempenhar atividades como carregar os cenários de um jogo, editar e renderizar vídeos, processar programas de design e até para assistir a filmes.
Para mais notícias sobre tecnologia confira o Portal do Gamer.
Imagem: Divulgação / NVIDIA