Fortnite pode levar 5 anos ou mais para voltará ao iOS

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, revela que a Apple atualmente não tem planos de permitir que a Epic traga o Fortnite de volta para a iOS App Store.

Em 10 de setembro, o processo judicial nos Estados Unidos entre a Epic Games e a Apple chegou ao fim. A decisão do juiz acabou deixando ambas as partes insatisfeitas com os resultados, já que a Epic não conseguiu persuadir o tribunal do monopólio da Apple, mas ainda ficou do lado da Epic na remoção das regras “anti-direção” da Apple. 

Enquanto isso, os jogadores do Fortnite ficam se perguntando o que tudo isso significa para eles. Apesar da esperança dos fãs do Fortnite de que o final do caso possa significar o retorno do Fortnite ao iOS em breve, novos detalhes revelam que o processo pode levar anos ainda.

Em uma carta compartilhada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney no Twitter, da representação legal da Apple, a Apple deixa claro que não tem intenção de permitir que o Fortnite volte para a iOS App Store . 

O advogado Mark A. Perry afirma que, devido ao contexto da decisão do tribunal, bem como à “conduta dúbia da Epic no passado”, a Apple se recusa a restabelecer a conta de desenvolvedor da Epic Games. Em outras palavras, não há razão para acreditar que Fortnite está voltando para a App Store.

Além disso, a Apple diz que não tem planos de reconsiderar sua decisão no futuro próximo. A única ressalva é que a Apple deixa em aberto a possibilidade de reconsiderar uma vez que a “decisão do tribunal distrital se torne final e irrecorrível”. 

Em outras palavras, a Apple diz que não vai reconsiderar enquanto a Epic Games está apelando do caso. Sweeney diz que esse processo de apelação pode levar até cinco anos, o que significa que o Fortnite , assim como qualquer outro lançamento da Epic Games, não chegará ao iOS em breve.

Sweeney está tornando esta carta da Apple pública como parte de uma declaração acusando a empresa de mentir para o tribunal. De acordo com Sweeney , a Apple disse que “acolheria bem o retorno da Epic à App Store se concordar em jogar pelas mesmas regras que todos os outros.

” Sweeney diz que é exatamente isso que a Epic está tentando fazer após a conclusão de seu processo judicial inicial, como fez como o tribunal exigiu. Isso inclui desativar o servidor de pagamentos da Epic e pagar US $ 6.000.000 à Apple.

Em resumo, a Epic diz que, enquanto a Apple seguir com a ordem do tribunal para remover as regras “anti-direção” , a Epic reenviaria Fortnite para a App Store. O processo de apelação seguiria em frente sem relação. A Apple, por sua vez, diz que continua se recusando a permitir o retorno da Epic e que continuará a fazê-lo no futuro.

Embora a Apple diga que estaria disposta a reconsiderar sua decisão no final do processo de apelação, anos depois, a implicação clara é que a Apple está aberta para banir a Epic de seus serviços para sempre. É difícil não ver a atual tomada de decisão da Apple como algo que pressiona a Epic a encerrar sua busca por recursos. 

Ao manter a Epic fora de seus serviços, ela tem vantagem. Além disso, a Epic tem objetivos contínuos maiores nesse processo também. Mesmo depois que o processo judicial terminou, continua uma bagunça complicada, com os jogadores do Fortnite pegos no meio.

Fortnite está disponível agora para PC, PS4, PS5, Switch, Xbox One e Xbox Series X / S.