Criador de Tetris comenta impressões do longa-metragem sobre o famoso game
Lançado em junho de 1984, Tetris é um dos jogos de quebra-cabeça mais famosos e longevos no mundo dos games. Criado pelo russo Alexey Pajitinov, o game tem até um filme no streaming Apple TV+, lançado em março deste ano.
Pajitinov esteve presente na edição de 2023 da BGS e foi entrevistado pela Voxel acerca da produção e contou suas impressões do filme. Ele esteve ativamente presente na produção, assim como Henk Rodgers — empresário e amigo pessoal do criador.
O longa, que narra a popularização de Tetris no Ocidente, agradou o criador. De acordo com ele, o filme não é sobre ele, mas sim possui dois personagens principais: “é um filme sobre Henk Rodgers. Ele é o personagem principal e o outro personagem no filme é o jogo Tetris”.
Alexey ressalta fidelidade na história e garante ter gostado da produção cinematográfica de Tetris
Alexey contou na entrevista que ele e Rodgers estavam ‘brigando bastante’ para alcançar o máximo de fidelidade na história. Ele garante ter atingido tal objetivo e afirma: “fizemos um bom trabalho porque tudo que diz respeito aos negócios, tudo sobre o acordo, as lutas e as intrigas, plataformas e todo o resto foi bem preciso. Foi realmente o que aconteceu na vida real.”
No entanto, pontua que houveram interferências de Hollywood para melhor adaptação no meio cinematográfico. Alexey também comenta sobre as dificuldades em resumir a história de um jogo em poucas horas de tela.
“É bem difícil resumir um evento de cinco anos em uma hora e meia que é o tempo do filme, mas eles fizeram um bom trabalho”, comenta.
Análise predomina elogios, mas Pajitinov critica escolha feita no longa
Interpretado por Nikita Efremov, Alexey contou que o filme Tetris possui um defeito: a falta de foco em um aparelho icônico da Nintendo. Segundo ele, o Game Boy — também considerado protagonista — poderia ser melhor utilizado.
“[…] É o Game Boy, ele virou o verdadeiro herói. Toda vez que ele aparecia na cena, as pessoas aplaudiam, porque elas são tão apaixonadas por esse brinquedo que elas ganharam há, sei lá, 30 anos.. Tetris e Game Boy são os verdadeiros personagens, então o filme poderia ter usado melhor o Game Boy com certeza”.
Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!
Imagem: Divulgação/Apple TV+