Filme é removido da Netflix após polêmica
Lançado nos cinemas em dezembro de 2023, o filme indiano Annapoorani – A Deusa da Comida foi removido do catálogo da Netflix após protestos e críticas da comunidade religiosa hindu.
Conforme sugere a sinopse, a trama segue a vida de “uma garota nascida em uma família ortodoxa que aspira a se tornar a melhor chef da Índia”. No entanto, para isso “ela enfrenta eventos e desafios em seu caminho, superando suas crenças e preconceitos convencionais para alcançar seu sonho”.
Entenda o motivo polêmico em Annapoorani
Em uma das cenas do longa, é retratado a filha de um sacerdote ingerindo carne, prática incomum aos hindus. Na religião, a vaca, por exemplo, é sagrada, assim, muitos adeptos do hinduísmo não ingerem qualquer tipo de carne de origem animal. Além da ingestão, outro momento mostra a garota cozinhando carne em meio a um concurso culinário.
Removido do streaming pouco menos de um mês após o lançamento, o filme também teve uma recepção crítica negativa dos principais agregadores. De acordo com o IMDb, a nota média geral do filme foi de 3,7 de dez pontos possíveis. No país de origem, das pouco mais de três mil avaliações, 74,6% avaliaram o longa com a nota mais baixa.
Protestos ocorrem em sede da Netflix na Índia
Além de diversas críticas publicadas nas redes sociais, foram registrados ainda protestos na sede da Netflix. Integrantes da Vishwa Hindu Parishad (VHP), organização que segue os preceitos religiosos com afinco, estiveram em frente ao escritório da empresa na capital, Mumbai, posicionando-se de maneira contrária. As ações foram publicadas pelo porta-voz da VHP, Shiriraj Nair, no X.
Imagem: Divulgação/Netflix