Famoso estúdio encerra atividades poucos dias após lançamento de novo jogo

No último dia 07 de dezembro, o jogo The Day Before foi lançado em acesso antecipado para PC na Steam. Definido como uma “jornada única por um mundo aberto pós-apocalíptico”, o game vem acumulando críticas negativas.

Além das mais de 20.000 críticas no site da Valve — em suma, pontuadas como “extremamente negativas” —, na última segunda-feira (11), a desenvolvedora Fntastic, responsável pelo game, anunciou o encerramento das atividades.

Saiba mais sobre o fechamento da Fntastic

Por meio de uma nota oficial publicada no X, a desenvolvedora anunciou o encerramento das atividades. De acordo com a empresa, todo o dinheiro arrecadado com a venda do extremamente criticado The Day Before será para custear o encerramento do estúdio.

Além disso, alega que não ficará com valores previamente pagos por usuários, tendo em vista que não houve pré-venda ou campanha de financiamento coletivo para o título.

Em novo pronunciamento, realizado nesta terça (12), a empresa garante que atualmente está trabalhando junto à Steam para permitir reembolso aos usuários “independentemente do tempo de jogo”.

Empresa pede desculpas por jogo não atender às expectativas

Extremamente criticado pelos usuários, The Day Before inicialmente chamou atenção devido à temática pós-apocalíptica — nas devidas proporções, similar ao sucesso da Naughty Dog, The Last of Us — e ao fato de ser um game em formato MMO.

Com um trailer esteticamente chamativo, a versão original do game não manteve o padrão elevado, afirmam usuários decepcionados. Além disso, as críticas suscitam problemas na gameplay e na cooperação entre os jogadores. 

No pronunciamento de encerramento, a desenvolvedora falou diretamente aos usuários e se desculpou por não conseguir atender as expectativas com The Day Before. A desenvolvedora destacou ainda que, apesar de terem feito o “possível”, trabalhar com a criação de jogos é uma tarefa “incrivelmente desafiadora”.

Imagem: wayhomestudio/Freepik