Famoso estúdio de games vai pausar atividades e pode fechar definitivamente
Conhecido pela sua criatividade e títulos envolventes como Armello e Solium Infernum, o estúdio League of Geeks fez um anúncio que repercutiu entre fãs e profissionais da indústria. A empresa declarou esta semana que entrará em um período de “hibernação” nas suas atividades, um hiato que, segundo eles, pode até se transformar em definitivo.
O que levou à hibernação da League of Geeks?
Esta decisão surpreendeu a comunidade, principalmente pois, apesar dos desafios financeiros recentemente enfrentados, o estúdio havia mantido seus planos para continuar o desenvolvimento de projetos de grande interesse. Entretanto, em dezembro de 2023, a League of Geeks teve que fazer ajustes drásticos, demitindo mais de metade de sua equipe, o que acenava para um futuro incerto.
De acordo com o anúncio feito pela empresa em seu blog oficial, todos os jogos lançados até o momento continuarão operando normalmente, com manutenção de servidores e ajustes menores. No entanto, recursos para novas atualizações ou DLCs para o recente Jumplight Odyssey não serão disponibilizados, devido à falta de recursos financeiros.
Qual o futuro dos projetos como Solium Inferium e Armello?
Ao contrário do que pode parecer, alguns projetos ainda respiram. Para Armello, os fãs podem esperar por conteúdos sazonais que continuarão sendo disponibilizados. Além disso, a empresa encarregada do desenvolvimento do boardgame oficial do jogo, King of the Castle Games, seguirá trabalhando nesse derivado.
Já o cenário para Solium Infernum é menos animador. Apesar das promessas iniciais de que o projeto não seria afetado, a realidade se impôs e o desenvolvimento foi, de fato, colocado em pausa. A única esperança reside na possibilidade de um incremento nas vendas, que poderiam reverter esse quadro.
A situação da League of Geeks é um reflexo da instabilidade atual no mercado de games. Muitos investidores têm recuado, receosos dos riscos associados, o que tem levado várias desenvolvedoras a demitirem equipes ou mesmo a fecharem suas portas.