Famosa empresa de games é processada por “roubar” jogadores
A publicadora de jogos Take-Two Interactive está sendo acusada judicialmente por “roubo” em uma reclamação coletiva de usuários do jogo NBA 2K — entre outros de temática esportiva. De acordo com a Axios Gaming, a ação tem como foco as microtransações presentes no jogo.
No último dia 17 de novembro, um menor de idade, representado pela mãe, moveu uma ação no Tribunal Federal da Califórnia, focada na venda de moedas virtuais no game e impossibilidade de transação delas em versões mais recentes do jogo.
Entenda mais sobre o processo
O processo alega que a abordagem utilizada pela publicadora é “injusta, ilegal e gananciosa”, ainda mais considerando o fato narrado de que, supostamente, a empresa desativa os servidores dos games mais antigos de forma relativamente rápida após novos lançamentos.
Com a desativação dos jogos em versões antigas, os itens tornam-se inacessíveis. Assim, a Take-Two é acusada de práticas comerciais injustas e de violação dos estatutos de roubo civil da Califórnia.
A afirmação, pontua em parte que: “Ao remover o Requerente e o VC dos membros da Classe, os Réus tomaram e roubaram seus bens pessoais, ou propriedade fraudulentamente apropriada que havia sido confiada ao Réu.”
Caso envolvendo a Take-Two não é isolado
A situação judicial envolvendo a Take-Two e processos com seu título de esporte NBA 2K não é inédita. No ano passado, ocorreu algo similar em Illinois, também envolvendo um menor de idade. Contudo, a decisão saiu da esfera judicial em outubro de 2022.
A publicadora não quis comentar o caso ao Axios Gaming. Além disso, os advogados da empresa não responderam em tribunal.
Imagem: Reprodução/Freepik