Estudo revela Brasil entre os mais presentes no universo dos videogames
O uso de cidades reais e referências a itens existentes como cenários em jogos eletrônicos é uma prática constante no meio. Um estudo realizado pela Guide Strats com mais de 15 mil títulos apontou o Brasil como o país da América do Sul com maior presença em jogos.
Ao todo, o país soma presença em 204 games. A Argentina ocupa a segunda colocação sendo pano de fundo em 59 títulos, seguida do Peru (43) e Chile (40). Mais populosa cidade da América Latina, São Paulo aparece em 47 jogos.
Globalmente a capital paulista está em 19º lugar no ranking. Um dos principais títulos ambientados em São Paulo, está Max Payne 3. Desenvolvido pela Rockstar Games, o jogo foi lançado em 2012 e dá sequência aos eventos narrados em Nova York.
Confira demais resultados
Como principal cenário para os videogames, os Estados Unidos é disparado o líder com 2.516 jogos. Na sequência, o Japão e o Canadá completam o top 3 com 860 e 672 aparições, respectivamente.
A cidade de Nova York, mundialmente reconhecida por seus pontos turísticos como a Times Square, Estátua da Liberdade, entre diversos outros, é a principal escolha para jogos com presença em 479 títulos. Como destaque está a aventura do super-herói Homem-Aranha em Marvel’s Spider-Man (2018).
Veja principais cidades globais
Com liderança de Nova York, no âmbito global a segunda cidade mais aparente em videogames é Londres, na Inglaterra, com presença em 238 jogos. A capital inglesa é seguida de perto por Tokyo.
Cenário da famosa franquia Yakuza (2015), a metrópole aparece em 212 games. Los Angeles e San Francisco, nos Estados Unidos, aparecem em 179 e 145 obras, respectivamente. Ainda acima da marca centenária, Paris (128) e Hong Kong (105) se destacam no universo dos games.
Imagem reprodução HyperX/Kabum