Equipe brasileira vence mundial de Valorant

A equipe tupiniquim de eSports, LOUD, venceu no domingo (18) o Valorant Championship 2022, torneio mundial da modalidade, que foi realizado em Istambul, Turquia. Para tal, o time precisou bater a OpTic por 3 x 1. Com isso, os brasileiros conseguiram afastar os fantasmas do passado, já que neste ano eles acabaram sendo derrotados na final do Masters Reykjavík pela própria OpTic. A conquista do título também consolidou a LOUD como o melhor time de Valorant do mundo.

            Apesar do triunfo por 3 x 1, a conquista não foi nada fácil e a equipe precisou suar para vencer a competição. O duelo teve mapas bastante competitivos e um deles só foi decidido na terceira prorrogação. Além da taça, os brasileiros embolsaram uma premiação total de US$ 300 (pouco mais de R$ 1.5 milhões) e agora devem chegar ao VCT 2023 com o favoritismo nas alturas.

            O VCT 2023 será realizado em São Paulo, e a LOUD terá a chance de defender sua coroa durante a competição que deve ocorrer entre fevereiro e março, com a presença de 30 equipes que serão franqueadas pela desenvolvedora do Valorant e organizadora do torneio, Riot Games.

            Contudo, por enquanto poucas informações sobre a competição foram reveladas, sendo que a Riot Games ainda não divulgou quais serão as equipes que irão compor o circuito de 2023, mas devido ao desempenho espetacular, dificilmente a LOUD não fará parte do campeonato. 

            Popularidade crescente

Já sendo bastante popular, com uma equipe brasileira como campeã mundial, o Valorant deve alcançar um público gradativamente maior no país. Vale lembrar que nos últimos anos, os fãs dos eSports no Brasil atingiram um número impressionante, e as modalidades eletrônicas estão cada vez mais próximas da paridade com os esportes tradicionais.

Uma prova simples disso, é que cada vez mais plataformas de palpites têm inserido competições de esportes eletrônicos em seu catálogo, como é o caso da Melbet. Ao total, ela cobre torneios de mais de 40 modalidades esportivas, possibilitando apostas personalizadas e o acesso ao famoso melbet bônus, que garante ao usuário um incentivo inicial interessante, para que este desbrave a plataforma e realize a maior quantidade de palpites possíveis gastando pouco.

Por conta da popularidade do Valorant em solo tupiniquim, São Paulo abrigará o próximo grande campeonato internacional do game, como explica o executivo da Riot Games, Carlos Antunes. “O rápido crescimento e o alto engajamento da comunidade brasileira de VALORANT, dentre as mais apaixonadas do mundo, certamente foi um dos fatores mais relevantes para essa decisão. Esse engajamento se dá pela paixão da comunidade pelo jogo, pela presença de times e jogadores de alta performance que rapidamente colocaram o Brasil no topo do esporte globalmente, e também pela tradição que o Brasil traz de alto engajamento com os eventos de esports no Brasil”, relatou o head de eSports da Riot Brasil. Com isso, a expectativa dos fãs para o torneio é enorme, ainda mais porque será a estreia da competição adotando um modelo franqueado.

            Um dos grandes nomes da LOUD na conquista do mundial, Sacy, apontou que logo após a conquista deseja continuar vencendo competições internacionais. Contudo, segundo o pro player, o mais importante atualmente é que o cenário competitivo dos eSports continue evoluindo no país.

            “Acho que agora a meta, além de obviamente a gente ganhar outros torneios internacionais, é ter outros times brasileiros com a gente, sabe? Não vale a pena ter somente a LOUD no topo. Tem que ter outros times brasileiros no topo com nós. Não faz muito sentido a gente estar sozinho. Espero que todos os times brasileiros evoluam juntos também”, relatou Sacy.

            O pro player também comentou sobre sua performance na competição, relatando que estava bem tranquilo ao longo do torneio, e que a equipe lhe deu o arcabouço para tal, com isso ele conseguiu performa bem e ajudar na conquista do mundial.