Elon Musk anuncia mudanças de monetização para criadores

Neste domingo (29), o proprietário do X, Elon Musk, anunciou mais mudanças na rede social. Por meio de uma postagem em seu perfil pessoal, o empresário revelou que os criadores de conteúdo que receberem ‘Notas da Comunidade’ se tornaram inelegíveis para o pagamento pela rede.

De acordo com a publicação: “Quaisquer postagens corrigidas por Community Notes tornam-se inelegíveis para participação na receita”. Elon Musk ainda chamou a alteração de “pequena”.

A proposta levantada pelo proprietário do antigo Twitter tem como objetivo obtenção máxima de precisão nas postagens de conteúdos, além, é claro, diminuir o chamado sensacionalismo.

Elon Musk se defende sobre críticas à alteração

Ainda sobre a alteração anunciada por Elon Musk, o bilionário pontuou que possíveis tentativas “de transformar o Community Notes em arma para desmonetizar as pessoas será imediatamente óbvia”.

Isso porque, todos os “dados são de código aberto”. E argumentou que, para visualizá-los, a plataforma GitHub os disponibiliza publicamente.  

O que são as ‘Notas da Comunidade’?

De acordo com a própria plataforma, o recurso Community Notes tem como objetivo “combater a desinformação, permitindo que os usuários forneçam contexto e verifiquem a veracidade dos tweets publicados”.

Dessa forma, os usuários da plataforma podem contribuir para a verificação de postagens. No entanto, alguns requisitos são obrigatórios para adicionar uma nota a uma postagem. Inicialmente, é necessário ser um colaborador.

Para isso, as contas devem atender os seguintes critérios: ter nenhum aviso recente de violação das Regras do X; ser inscrito no X há pelo menos 6 meses e possuir um número de telefone verificado.

Inscrito e devidamente identificado como colaborador da plataforma, é possível realizar notas em qualquer post presente na rede. Contudo, para ser aprovada e passar a ser exibida na rede social, um número suficiente — não especificado pela plataforma — de colaboradores com diferentes pontos de vista deve classificar a nota como útil.

Para mais notícias e dicas, acesse nosso portal!

Imagem: Reprodução/El Tiempo