Dona do TikTok anuncia fim de negócios com games

A empresa chinesa ByteDance, dona do famoso aplicativo TikTok, está de saída do setor de games. De acordo com a Bloomberg, a empresa demitirá centenas de funcionários da área, bem como encerrará as atividades do seu principal estúdio voltado para videogames, o Nuverse.

Com entrada no setor de videojogos após o período de pandemia e sua iminente saída, a empresa estuda ainda realizar a venda de títulos já lançados. Na China, em comparação à investida da ByteDance, o mercado de jogos é dominado pela empresa Tencent.

Dentre as mudanças previstas, um dos estúdios incluídos nas possíveis vendas é o Moonton. Adquirido em 2021 pelo valor de quatro bilhões de dólares, o estúdio tem como título principal o jogo Mobile Legends: Bang Bang.

Confira a declaração de um porta-voz sobre a decisão

De acordo com um porta-voz da ByteDance, a decisão pela reestruturação das diretrizes do setor de games foi tomada com base em uma revisão acerca dos negócios realizados pela empresa. 

“Revisamos regularmente nossos negócios e fazemos ajustes para focar em áreas de crescimento estratégico de longo prazo. Após uma revisão recente, tomamos a difícil decisão de reestruturar nosso negócio de jogos”, disse.

Além do setor de games, outra área que sofreu com importantes mudanças foi a de realidade virtual, liderada pela divisão Pico. Recentemente, quase um quarto de seus funcionários que atuam nessa divisão foram demitidos.

Futuro da ByteDance

Tendo o TikTok e o Douyin — similar usado na China — como principais expoentes no cenário global da internet, a ByteDance deve manter a postura de negócios centrada em vídeos curtos e no e-commerce.

Com um valor de mercado superior a US$ 200 bilhões, a empresa teve em sua empreitada no mundo de games estratégias como a compra de estúdios, bem como de direitos exclusivos de distribuição de títulos.

Imagem: Reprodução/TikTok