Diversos jogos foram removidos da Steam após grave falha de segurança
Uma falha grave na engine Unity, uma das principais plataformas para desenvolvimento de jogos, está causando impacto significativo na indústria de games. A vulnerabilidade, presente em versões do Unity desde 2017.1, foi identificada como CVE-2025-59489 e afeta jogos criados para Windows, Linux, macOS e Android. Essa falha permite a execução local de códigos maliciosos e o acesso a informações confidenciais nos dispositivos dos usuários, apesar de a Unity afirmar que não há evidências de que a vulnerabilidade tenha sido explorada até o momento.
Jogos desenvolvidos com Unity foram removidos da Steam
Devido à gravidade do problema, muitos jogos desenvolvidos com Unity foram temporariamente removidos das lojas digitais, incluindo a Steam. Títulos como Pillars of Eternity II: Deadfire, Pentiment, Fallout Shelter, Wasteland Remastered e Grounded 2 foram tirados do ar para que os estúdios possam aplicar as correções necessárias. Mesmo jogos que foram construídos em outras engines, como Grounded 2 e Avowed, tiveram algumas edições e conteúdos extras removidos temporariamente, pois partes desses conteúdos foram desenvolvidas com a Unity e também sofrem com a vulnerabilidade.
A desenvolvedora Obsidian Entertainment destacou que está trabalhando intensamente para lançar as atualizações que corrigirão essa brecha e prometeu restaurar os jogos afetados o mais rápido possível. Outras empresas, como a Team17, já conseguiram aplicar as correções em seus títulos, liberando atualizações que garantem a segurança dos jogadores, como no caso de Overcooked 2.
A Unity lançou um patch de segurança em 2 de outubro de 2025 que corrige a vulnerabilidade. Contudo, para que as correções sejam efetivas, os desenvolvedores precisam atualizar seus aplicativos, recompilar os jogos com a nova versão da engine e republicá-los nas plataformas. A falha exige a instalação de arquivos locais específicos para ser explorada, e a execução de códigos maliciosos fica confinada ao nível de privilégio do próprio aplicativo afetado, minimizando os riscos para o sistema como um todo.
Enquanto isso, os jogos afetados que já foram adquiridos podem continuar sendo baixados e jogados pelos usuários no Steam, mesmo que estejam temporariamente fora da loja para novas vendas e atualizações.