Cyberpunk 2077 Dev Execs tem bônus enormes, apesar do lançamento problemático do jogo
Dois CEOs levaram para casa mais de US $ 6 milhões cada um em bônus de participação nos lucros.
Apesar do jogo ter sido lançado em um estado inacabado a ponto de serem oferecidos reembolsos e um roteiro de desenvolvimento pós-lançamento ser ajustado para contabilizar os meses que teve que gastar consertando o jogo, o criador do Cyberpunk 2077 CD Projekt está dando milhões em bônus aos seus executivos . Questionado sobre isso, um executivo disse que eles estavam diretamente atrelados à receita líquida.
Identificado pela Bloomberg , o CEO Marcin Iwiński e o co-CEO Adam Kiciński receberão cada um mais de $ 6 milhões em bônus , com o diretor do jogo, Adam Badowski, também recebendo mais de $ 4 milhões. Quase $ 30 milhões em bônus foram atribuídos à empresa como um todo. No entanto, como grande parte disso eram prêmios para executivos, o funcionário médio receberá algo em torno de US $ 5.000 a US $ 9.000, foi informado à Bloomberg.
O total médio dos bônus entre os funcionários é de US $ 34.000, mas isso inclui os outliers em funções executivas, o que faz parecer que os trabalhadores de nível inferior receberam muito mais do que eles. Os bônus estavam vinculados aos lucros da empresa, que eram muito maiores em 2020 do que antes.
“Nossa remuneração sempre esteve diretamente ligada ao lucro líquido é assim que a empresa ganhava dinheiro”, disse Adam Kiciński quando questionado sobre os bônus durante uma ligação de investidores. “Lucro líquido mais alto significa bônus mais alto; esse é o caso historicamente.”
Bloomberg foi informado de que medidas estavam sendo tomadas para evitar que os funcionários desejassem sair, incluindo salários mais altos para funcionários de nível inferior. Durante a ligação, Kiciński disse que uma de suas “principais tarefas de RH” para 2021 é mitigar as perdas de funcionários e que eles têm “muitas iniciativas em andamento” para conseguir isso.
Apesar da publicidade negativa e de cerca de 30.000 reembolsos processados para o jogo, Cyberpunk 2077 foi na verdade um grande sucesso financeiro, vendendo mais de 13,7 milhões de cópias em três semanas. Os jogadores começaram a encontrar bugs e travamentos, no entanto, e as versões do console rodando no Xbox One e no hardware PS4 original eram freqüentemente impossíveis de jogar no lançamento. Isso levou a Sony e a Microsoft a oferecerem reembolsos, e a Sony também removeu o jogo da loja digital do PlayStation.
No momento, ele ainda não está disponível para compra na PlayStation Store, embora a versão física ainda esteja sendo vendida em lojas. O Cyberpunk 2077 tem um longo roteiro de desenvolvimento pela frente, incluindo um DLC gratuito que será lançado este ano. Versões completas de última geração do jogo, ao invés das pequenas melhorias disponíveis agora, estão programadas para chegar antes do final do ano. Serão atualizações gratuitas para quem já possui o jogo.