Criadora de GTA processa desenvolvedora de famoso jogo
A companhia Take-Two Interactive está processando a desenvolvedora Remedy Entertainment sob acusação de violação de direitos autorais. De acordo com a companhia, a nova logamarca da desenvolvedora de Alan Wake 2 e Control — uma letra “R” estilizada — é semelhante ao usado para as produções da Rockstar Games, icônica em GTA.
Objeto de disputa judicial desde o ano passado, os primeiros vislumbres da nova logomarca da Remedy Entertainment foram anunciados em abril de 2023 — após mais de 20 anos sem alterações.
Na ocasião, a empresa destacou que a mudança tinha como objetivos “atualizar e redefinir nossa identidade visual para trazer mais consistência, mostrar nossa evolução ao longo dos anos e expressar melhor nossa visão da Remedy de hoje”.
Saiba mais sobre as logos e a disputa judicial
Comumente usada pela Rockstar Games, a Take-Two em sua ação mais recente pontua que as semelhanças podem gerar confusão no público. No caso da Remedy, além do “R” estilizado, o nome da desenvolvedora está presente abaixo, assim como a logomarca da produtora de GTA.
Apesar de estarem em batalha legal, as empresas possuem boa relação entre si. Fora do ambiente judicial, as empresas têm projetos anunciados, como o remake dos games Max Payne e Max Payne 2 para consoles e PC.
Take-Two entrou em ação contra jogo de sucesso
Além do atual entrave entre a Take Two e a desenvolvedora do bem-sucedido Alan Wake 2, no ano de 2021, a companhia também esteve envolvida em contestação de propriedade intelectual sobre o também game de sucesso It Takes Two.
Desenvolvido pela Hazelight Studios, o processo se deu devido à similaridade dos nomes entre o game e a companhia. Prática comum no universo dos games, a Take-Two acumula contestações contra empresas e organizações que usam palavras que remetem a propriedades da empresa, como “Rockstar”, “Social Club”, entre diversas outras.
Imagem: Reprodução/Twitter (X) @rockstargames