Criador de Percy Jackson detona filmes após lançamento de série
Nesta quarta-feira (20), a plataforma de streaming Disney+ adicionou ao seu catálogo a série Percy Jackson e os Olimpianos. Baseada na extremamente bem-sucedida obra literária do escritor Rick Riordan, essa não é a primeira vez que os escritos são adaptados.
Nos anos de 2010 e 2013, a saga foi adaptada nos longas Percy Jackson e o ladrão de raios e Percy Jackson e o Mar de Monstros — com um sucesso de bilheteria de mais de 400 milhões de dólares. No entanto, Riordan não se sentiu contemplado pelas produções.
Confira declarações do escritor original de Percy Jackson
Em declaração dada ao Jornal O Globo, o autor da saga de livros infantojuvenis afirmou que nunca assistiu às produções longas-metragens. “Li os roteiros e isso foi suficiente para saber que partiria meu coração”, diz Rick Riordan.
Com uma recepção controversa do público e da crítica, principalmente devido à falta de fidelidade, ele complementa: “se você ainda não leu os livros, entendo que os filmes são um entretenimento razoavelmente bom. Mas, se for entrar esperando uma adaptação fiel, ficará amargamente desapontado”.
Rick Riordan explica motivação para a série no Disney+
Baseado no primeiro título da série de livros — O ladrão de raios —, a nova produção do Disney+ teve forte atuação de Riordan na elaboração do projeto. Atuando conjunta e diretamente com os roteiristas, ele afirma que leu todos os roteiros.
Além disso, ele destaca que ele próprio esteve escrevendo. Com visitas frequentes aos locais de gravação, o autor afirma que a nova série é uma oportunidade para uma adaptação da qual tenha orgulho.
“Uma das principais razões para fazermos esse programa foi produzir uma adaptação da qual eu pudesse me orgulhar”, diz ainda ao GLOBO. Acerca das produções longa-metragens, ele complementa: “e, com sorte, jogar os filmes antigos na lata de lixo da história”.
Imagem: Divulgação/Disney+