Criador de famosa mangá de futebol anuncia aposentadoria
O mangaká Yoichi Takahashi anunciou a aposentadoria após mais de quatro décadas na indústria. Criador da famosa série ‘Captain Tsubasa’ – também conhecida como Super Campeões –, ele afirmou que motivos de saúde levaram à decisão.
Aos 63 anos de idade, atualmente o autor tem dois mangás da franquia em circulação no Japão. ‘Captain Tsubasa – Rising Sun’ e ‘Captain Tsubasa – Memories’, ambos serão encerrados no mês de abril, no entanto, a longeva série será continuada sob responsabilidade de outros atores, e supervisão de Takahashi.
Veja anúncio de aposentadoria do autor
Em declaração recente à revista Captain Tsubasa Magazine, o autor afirmou estar com boa saúde atualmente. “No entanto, à medida que continuo a trabalhar vejo um declínio da minha condição física relacionado com a idade”, disse.
Segundo ele, atualmente seu foco está prejudicado. Dentre os problemas que o afetaram, Takahashi explicou: “minha velocidade para desenhar diminuiu consideravelmente e minha visão piorou.”.
Apesar do anúncio de aposentadoria e encerramento das produções correntes, o mangaká afirmou que ainda possui pretensões de desenvolver um rascunho para o arco final da Copa do Mundo, a fim de ser utilizado em adaptações futuras.
Saiba mais sobre Super Campeões
Iniciada no ano de 1981, a série Super Campeões é pioneira no gênero de mangás de futebol. Extremamente popular ao redor do mundo, a história da versão animada do título no ‘País do Futebol’ ocorreu apenas na década seguinte à criação.
Estreante no Brasil pela extinta Rede Manchete em meados dos anos 90, a história do protagonista Oliver Tsubasa que foi ao ar no país não foi a primeira produzida sobre a franquia. Mas sim uma posterior, de 1994, intitulada Captain Tsubasa J. Além de mangás e animes, a história de Takahashi ganhou versões em filmes.
Imagem: Reprodução / Super Campeões