Como ter uma boa mira no Valorant, CS: Go e outros jogos de FPS

Lançado em 2018 ainda em fase beta, o Aim Lab é um jogo do gênero FPS (tiro em primeira pessoa, na tradução para o português) que trouxe uma proposta diferente dos demais.

Treinando todo dia pelo menos uma hora por dia, você exercitara seu reflexo e precisão. Neste guia você vai aprender a usar o Aim Lab. Sem mais enrolação vamos lá…

Como baixar o Aim Lab

O Aim Lab está disponível na Steam, de forma gratuita. Para baixá-lo, basta criar uma conta na plataforma, ir até a loja, escrever o nome do jogo e fazer o download. Depois disso será preciso criar uma conta no próprio Aim Lab para finalmente utilizá-lo.

Ainda não tem uma versão para consoles, mas os produtores já revelaram que estão trabalhando neste sentido. Portanto, se você é um jogador de Xbox e Playstation, logo logo teremos novidades.

Requisitos Mínimos Recomendados

  • Sistema Operacional: Windows 7/8/10
  • Processador: Intel Core2 Duo E6600 ou AMD Phenom X3 8750
  • Memória RAM: 4 GB
  • Placa de vídeo: GTX 560
  • Espaço no HD: Cerca de 8GB

Entrando no Aim Lab

Com o Aim Lab baixado, basta abrir o jogo, conectar sua conta e pronto, o jogo já o levará a uma tela para configurar a sua mira.

Nesta tela é possível tanto escolher as próprias configurações do Aim Lab quanto selecionar seu game preferido para ter opções mais fidedignas a ele. Entre as opções estão os principais games do momento como Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Valorant, PUBG, Call of Duty, Battlefield, Rainbow Six: Siege e Fortnite.

Após mexer um pouco na mira, o jogo também já lhe oferece opções de treinamento iniciais para fazer. Neles você experimentará diferentes modos e compreenderá muito melhor como funciona o Aim Lab.

Cada exercício inclui uma explicação de como executar a tarefa e qual o fundamento a ser praticado. Recomendamos que você complete todos os desafios iniciais, pois são rápidos, práticos e funcionais.

Dica: Quando entrar no treinamento, mas ainda antes de iniciá-lo, você pode apertar a tecla “Esc”, ir à opção de mira e configurar melhor a sua retícula em questão de tamanho, espessura, círculo central, cor e mais.

É assim que você poderá deixar seu crosshair exatamente igual ao game que você joga.

São 26 opções de jogos no total | Foto: Aim Lab/Reprodução - Millenium
São 26 opções de jogos no total | Foto: Aim Lab/Reprodução
Tarefas iniciais Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução - Millenium
Tarefas iniciais Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução
Configurações mira Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução - Millenium
Configurações mira Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução

Começando a treinar no Aim Lab para valer

Depois de passar pelos testes iniciais e configurar a mira no Aim Lab de acordo com seu jogo preferido, é hora de treinar de verdade e evoluir. Para isso, basta clicar em “Treinamento” no menu superior, depois em “Tarefas” no submenu esquerdo e escolher o tipo de fundamento que você quer melhorar, entre dinamismo, encalço, velocidade, exatidão, cognição e percepção.

Você também pode optar por outros treinos em “Diversos” e aproveitar a inteligência artificial do Aim Lab que leva em conta seu histórico para lhe oferecer treinos e situações que você precisa melhorar, de acordo com seus últimos resultados.

É importante frisar que a cada treinamento o programa lhe oferece detalhes completos de como foi o seu desempenho, apontando pontos fortes e fracos.

Em “Scenarios” é possível baixar cenários que se assemelham aos games que você joga. Com isso, a imersão de um jogo para o outro se torna ainda maior.

Mais recentemente uma atualização que chegou ao AimLab permite até mesmo que você crie seu próprio cenário de maneira simples e intuitiva.

Conforme o jogador adquire pontos nos treinamentos, ele é colocado em uma espécie de rank que vai de Bronze até Grão-Mestre. A forma como as categorias são divididas lembra bastante League of Legends (LoL) e Valorant. Este tipo de ranqueamento é interessante para mostrar se o player está progredindo, regredindo ou estagnado, além de ser um comparativo legal para fazer com amigos.

Treinamentos do Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução - Millenium
Treinamentos do Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução
Os ranks do Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução - Millenium
Os ranks do Aim Lab | Foto: Aim Lab/Reprodução
https://twitter.com/aimlab/status/1353768622188060673?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1353768622188060673%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.millenium.gg%2Fguias%2F6047.html

Aim Lab usado por pro players

O Aim Lab é feito para jogadores que querem melhorar dentro dos jogos do gênero FPS, o que tem tudo a ver com os esportes eletrônicos, cenário no qual estão os players que mais buscam o alto nível de desempenho. Por isso, a empresa por trás do jogo tem feito diversos desafios e empreitadas neste mercado.

Entre as participações do Aim Lab nos esports podemos citar parcerias com organizações, mais recentemente com jogadores profissionais e até mesmo campeonatos dentro da plataforma. Alguns pro players como Tyson “TenZ” Ngo mostram uma habilidade impressionante no Aim Lab. Será que você consegue fazer igual a ele?

TenZ e sua mira de outro mundo

Novas funcionalidades do AimLab

O Aim Lab é um jogo que está na fase beta “muito antecipada”, como diz uma mensagem quando você o instala pela primeira vez. Ainda segundo o próprio comunicado, apenas 40% dele foi desenvolvido, o que quer dizer que ainda veremos diversas novas funcionalidades, treinos e outros novidades pela frente.

Enquanto testamos e fizemos esta matéria, não encontramos nenhum bug. Ainda assim, eles podem acontecer e para reportá-los basta apertar a tecla “F1”.

Jogadores casuais têm usado o Aim Lab que querem ter uma melhora de gameplay e também por grandes jogadores profissionais. Teste você também e passe a fazer uma rotina diária de aquecimento antes de jogar. Para alguns jogadores é possível ver resultados satisfatórios em poucas semanas.