Como atacar no Crusader Kings 3
Incursões são uma ótima maneira de ganhar dinheiro rápido, veja como começar
Raiding é uma mecânica de Crusader Kings 3 que retorna de CK2 e permite que governantes pagãos ou tribais invadam as terras de outros governantes. Isso funciona de maneira um pouco diferente da guerra padrão no CK3, mas você ainda precisará pular alguns obstáculos antes de ir para o Viking em seus vizinhos.
As invasões do Crusader Kings 3 são muito mais difíceis do que no CK2, com tempos de espera mais longos para as invasões e mais custos associados às invasões.
Além dessas invasões mais caras e demoradas, você também descobrirá que os exércitos permanentes são muito mais fortes do que no CK2, portanto, sua melhor aposta como uma pequena nação invasora é atacar apenas os menores estados que puder encontrar.
Você pode verificar isso olhando para os territórios inimigos e pairando sobre seu banner para ver quantas tropas eles têm a postos. Você também pode verificar a quantidade de saque que receberá passando o mouse sobre um estandarte inimigo, portanto, escolher o máximo de saques do menor exército é o caminho a percorrer.
A primeira coisa que você precisa fazer para invadir no CK3 é criar um exército de ataque. Para fazer isso, você precisará ir até a guia militar e selecionar um ponto de encontro próximo a uma área que deseja invadir ou criar um.
Depois de fazer isso, clique no ponto de encontro, que deve abrir uma nova guia no canto inferior direito da tela – a chave aqui é escolher ‘aumentar invasores locais’.
Apenas os nórdicos podem realizar ataques marítimos, portanto, para qualquer outro governante, você precisará garantir que a jornada possa ser feita a pé. Você também pode aumentar todos os seus soldados disponíveis como invasores clicando no botão ‘Aumentar todos como invasores’ na parte superior da guia Militar.
Esse bando recém-formado de invasores parecerá um exército padrão, mas se você estudar seu estandarte mais de perto, notará três tochas que significam que eles são invasores. Para iniciar a invasão, simplesmente pegue o exército invasor e ordene-os para qualquer província neutra vizinha, que iniciará o processo de invasão.
A incursão em si levará vários dias e, se você estiver fazendo uma incursão por mar, esteja preparado para um tempo de espera extenuante quando eles desembarcarem. Você pode verificar o progresso e os saques ganhos em um ataque enquanto ele está ativo, verificando a guia do próprio exército de ataque (basta clicar no banner para abrir).
Quando a invasão terminar, você precisará pegar o exército e fazer com que ele retorne a qualquer província que esteja sob seu controle, o que moverá todo o saque, renome e quaisquer outros itens para o seu estoque.
Cabe a você decidir se deseja tentar outro ataque em uma província diferente ou se deseja dispersar o grupo.
Se você ainda está lutando para invadir e encontrar o ritmo simplesmente não é viável, pode ser que você possa melhorar sua eficiência obtendo vantagens e características importantes como Marcial.
Se os custos dos ataques marítimos estão ficando altos demais, os navios longos de tecnologia reduzirão drasticamente os custos de desembarque.
Se você ainda está digerindo o CK3, dê uma olhada em nossa resenha de Crusader Kings 3 para ver nossas ideias sobre o jogo. Caso contrário, também temos um conjunto dos melhores jogos de estratégia e jogos 4x para satisfazer ainda mais as guerras e facadas pelas costas.
Finalmente, parece que a cena dos mods CK3 já está em pleno andamento, então, quando você tiver o jeito de invadir, tente expandir seu jogo de uma maneira diferente.
Você também pode verificar nosso guia de comandos do console do CK3 ou aprender um pouco mais sobre as leis de sucessão para tornar mais fácil a preservação do saque do ataque para seus herdeiros.